Estratégias pedagógicas interdisciplinares para a recomposição das aprendizagens nos anos finais. Organização do Trabalho Pedagógico considerando as necessidades específicas locais. Implementação de intervenções didático-pedagógicas diversificadas e significativas. Fortalecimento de práticas para o fomento ao raciocínio lógico-matemático. Estratégias de estimulação da leitura, escrita e interpretação textual. Integração interdisciplinar de conteúdos curriculares.
Práticas docentes alinhadas à PNAEM (Lei Nº 14.945/2024). Construção dos Projetos de Vida, promovendo autoconhecimento, competências socioemocionais e formação integral. Coordenação pedagógica como espaço-tempo de planejamento coletivo e integrado. Planejamento estratégico, autoconhecimento, metas pessoais e coletivas. Diretrizes da PNAEM (Lei Nº 14.945/2024) e do Currículo em Movimento. Práticas avaliativas à prática pedagógica, aprimorando as aprendizagens. RIEH e metodologias ativas para promover interdisciplinaridade e protagonismo juvenil.
Conceitos e orientações que permeiam o atendimento pedagógico para estudantes em
tratamento de saúde no ambiente hospitalar e/ou domiciliar. Histórico, marcos legais, conceituação e
definições acerca do AEHD. Diversos aspectos referentes à vivência de crianças e adolescentes que
enfrentam o adoecimento e a hospitalização. Perfil do professor e a organização do trabalho
pedagógico em ambiente hospitalar e domiciliar. Acesso à uma educação humanizada e
emancipatória.
Concepções teóricas e práticas acerca da avaliação. Avaliação no Brasil. Normativas. A avaliação da aprendizagem. Boas práticas para a construção de instrumentos/procedimentos avaliativos. As funções da avaliação e seus níveis. Exame e Avaliação. O conceito de Qualidade da Educação. Saeb. Pisa. SipaeDF. Práticas exitosas. A avaliação Institucional. A cultura avaliativa em prol da Qualidade da Educação.
Acervo museológico e bibliográfico dedicados à compreensão da História e Geografia de Brasília e do Distrito Federal. Reflexão coletiva sobre temáticas que são fundamentais para o exercício da prática docente. Educação patrimonial, aspectos históricos e perspectiva socioambiental. Formação crítico-cidadã dos estudantes e maior compreensão quanto ao esforço que foi necessário para tornar possível a produção do espaço onde, hoje, nós vivemos, enquanto território a ser apropriado por todos.
O curso de Português Língua de Acolhimento (PLAc) busca sensibilizar linguística e culturalmente profissionais do ensino de línguas da Rede Pública de Ensino do DF. Inclui aspectos legais, jurídicos e a importância do papel da linguagem no processo de acolhimento. Além disso, busca disponibilizar ferramentas conceituais e pedagógicas para o ensino de PLAc. Também são analisados materiais e procedimentos pedagógicos consistentes com a abordagem proposta na política pública.
Trilha formativa de suporte à implantação do programa SuperAção. Compreensão, investigação da realidade e das determinações que levam ao insucesso escolar. Estratégias para ampliação de tempos, dos espaços e oportunidades para a progressão das aprendizagens. Práticas pedagógicas participativas, criativas e crítico-reflexivas. Intervenções pedagógicas integradas, contextualizadas e interdisciplinares;
Histórico,
fundamentação legal e panorama da situação de incompatibilidade idade/ano.
Diretrizes do Programa Superação. Organização Curricular e orientações
para a prática pedagógica com estudantes do Programa SuperAção nos Anos
Iniciais. Registros avaliativos (RAv) e Rede Integrada de apoio.
Compartilhamento de práticas pedagógicas das unidades escolares de Anos
Iniciais.