Imagem do curso A ARTE DO ORIGAMI 2 E O DESENVOLVIMENTO HUMANO INTEGRAL
GOET 1°/2024
Carga Horária: 90

 Apresentar os sistemas de desenvolvimento do ser humano integral com práticas de Origami.

Imagem do curso AUTOCUIDADO E PREVENÇÃO DA SÍNDROME DE BURNOUT
GOET 1°/2024
Carga Horária: 3

Segundo o ISMA-BR (International Stress Management Association no Brasil), estima-se que 30% da população brasileira seja acometida com a Síndrome de Burnout, ocupando o segundo lugar mundial, perdendo apenas para o Japão. Em 2023 a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) realizou um estudo e identificou que um terço dos professores da educação básica sofre da síndrome de Burnout. Desta forma é importante falar de práticas de autocuidado como fonte de prevenção.

Imagem do curso COLEGIADOS DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA-2024
GOET 1°/2024
Carga Horária: 3

Esta ação formativa tem por objetivo identificar o funcionamento dos órgãos colegiados na escola democrática. Nesse sentido, problematizamos a ação dos colegiados na gestão escolar democrática, evidenciando os obstáculos para desenvolvimento de práticas espontâneas e proativas comprometidas com a criatividade dos seus membros para realização da democracia no espaço escolar, nos termos da filosofia deweyiana.

Imagem do curso CULTURA DE PAZ NA ESCOLA: CONVIVÊNCIA E COOPERAÇÃO
GOET 1°/2024
Carga Horária: 90
Promoção da Cultura de Paz por meio de estudos e práticas voltadas ao incentivo da cooperação e convivência escolar pautadas nas dimensões fundamentais: consciência do eu (intrapessoal), do outro (interpessoal) e do mundo (ambiental). Identidade, Conexão, Vínculos, Convivência Pacífica e Pertencimento de Mundo (Cidadania Planetária). 
Imagem do curso DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA: CURRÍCULO EM MOVIMENTO E OUTRAS NORMATIVAS
GOET 1°/2024
Carga Horária: 3

Ter a materialidade dessas temáticas no nosso currículo é fundamental, para que possamos repensar a prática pedagógica dos/as profissionais da nossa rede, atentando para o reconhecimento das diferenças, e não antagonismos, entre os gêneros e o espectro amplo da diversidade sexual.

Imagem do curso Diversidade Sexual na Escola: Currículo em Movimento e outras normativas.
GOET 1°/2024
Carga Horária: 90

Percurso Formativo na modalidade hibrida, sendo 5 encontros presenciais e 10 encontros síncronos, com o objetivo de reconhecer a diversidade sexual presente na escola de modo a propiciar acolhimento e a fortalecer redes de pertencimento a todas as existências. Ancorado nos pressupostos teóricos do Currículo em Movimento e outras normativas do Conselho Nacional de Educação.

Imagem do curso EDUCAÇÃO AMBIENTAL CLIMÁTICA E MUDANÇAS DO CLIMA
GOET 1°/2024
Carga Horária: 3

Os desafios climáticos de 2023, foram marcantes especialmente na América do Sul, com ênfase no Brasil, devido ao El Niño, ações humanas e mudanças climáticas. Enfatiza-se a urgência da educação ambiental para conscientizar sobre o impacto global e promover escolas sustentáveis no Distrito Federal. O curso propõe analisar a educação ambiental em meio às mudanças climáticas, visando transformar a relação com o meio ambiente e reduzir o impacto das ações no clima.

Imagem do curso EDUCAÇÃO FINANCEIRA
GOET 1°/2024
APRESENTAÇÃO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA- MACEDO-FINAL.pdfAPRESENTAÇÃO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA- MACEDO-FINAL.pdf
Carga Horária: 3

Principais Temas Abordados: A importância da educação financeira; Porque as pessoas se endividam; O que fazer para evitar o endividamento; A importância do planejamento financeiro; Quanto antes começar a cuidar das finanças, melhor será; Porque é importante guardarmos um pouco do que ganhamos.

Imagem do curso ESCRITA TÉCNICA E PRODUÇÃO TEXTUAL
GOET 1°/2024
Carga Horária: 12

Capacitar servidores e maximizar a qualidade das comunicações e textos técnicos produzidos no âmbito das unidades de assistência direta e imediata aos órgãos ou entidades públicas.

Imagem do curso ESCUTA ATIVA E COLABORATIVISMO
GOET 1°/2024
Carga Horária: 3

Esse minicurso tem como objetivo melhorar o diálogo e a participação da comunidade escolar.

Imagem do curso FORMAÇÃO DE FORMADORES - LUPPI – LUDICIDADE E PRÁTICA PEDAGÓGICA NA INCLUSÃO
GOET 1°/2024
Carga Horária: 90

Este Percurso procura auxiliar na produção e utilização de recursos pedagógicos lúdicos que atendam aos mais diversos públicos, procurando a inclusão de suas especificidades, conforme o Currículo em Movimento da SEDF.


Imagem do curso FÓRUM DE GESTORES 2024
GOET 1°/2024
Carga Horária: 12

Fórum de Gestores é um evento coordenado pela Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação - EAPE, que oportunizará discussão de temas atuais referente às dimensões pedagógica, administrativa e financeira da gestão escolar democrática aplicados às práticas, atribuições e competências dos gestores da rede pública de ensino do Distrito Federal.


Imagem do curso GESTÃO ESCOLAR PÚBLICA E DEMOCRÁTICA-2024
GOET 1°/2024
Carga Horária: 180

Este percurso formativo de Gestão Escolar Pública e Democrática tem por objetivo fortalecer a gestão escolar democrática como política pública orientada para a qualidade educacional e amparada na participação direta, justiça educacional, sustentabilidade e direitos humanos. Nesse sentido, utiliza-se as teorias críticas e pragmatistas para problematizar a gestão escolar democrática e responder aos obstáculos para desenvolvimento de práticas participativas e inovadoras comprometidas com a criatividade na gestão pedagógica,  administrativa e financeira da escola pública. 

Imagem do curso Gestão Escolar: Mentoria para gestores escolares - Módulo 1.
GOET 1°/2024
Carga Horária: 90

O curso gestão escolar: mentoria para gestores escolares proporciona estratégias para o colaborativismo na gestão escolar para que o funcionamento da unidade escolar seja eficiente.

Imagem do curso GUIA DE VALORIZAÇÃO DA VIDA - ORIENTAÇÕES E PREVENÇÃO AO BULLYING, AUTOMULTILAÇÃO E SUICÍDIO NA ESCOLA
GOET 1°/2024
Carga Horária: 3

Apresentação do Guia de Valorização da Vida- orientações e prevenção ao bullying, automultilação e suicídio na escola, para os servidores do Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem (SEAA).

Imagem do curso GUIA DE VALORIZAÇÃO DA VIDA - ORIENTAÇÕES E PREVENÇÃO AO BULLYING, AUTOMULTILAÇÃO E SUICÍDIO NA ESCOLA
GOET 1°/2024
Carga Horária: 3

Apresentação do Guia de Valorização da Vida- orientações e prevenção ao bullying, automultilação e suicídio na escola, para os servidores do Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem (SEAA).

Imagem do curso LUPPI – LUDICIDADE E PRÁTICA PEDAGÓGICA NA INCLUSÃO
GOET 1°/2024
Carga Horária: 90

Este Percurso procura auxiliar na produção e utilização de recursos pedagógicos lúdicos que atendam aos mais diversos públicos, procurando a inclusão de suas especificidades, conforme o Currículo em Movimento da SEDF.

Imagem do curso Mala de jogos matemáticos
GOET 1°/2024
Carga Horária: 90

O curso utiliza-se jogos e atividades lúdicas para promover a reflexão quanto à utilização desses materiais nas aulas de matemática. Essa reflexão se dá a partir da ação sobre esses materiais, isto é, da produção e da utilização de jogos e de vivências em atividades lúdicas.


Imagem do curso MARIA DA PENHA VAI À ESCOLA-ABORDAGEM TÉCNICA DAS SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA SEXUAL-PARC. TJDFT-MPVE
GOET 1°/2024
Carga Horária: 90

O percurso formativo Maria da Penha vai à Escola - abordagem técnica da situações de violência sexual visa trabalhar a identificação, o acolhimento e o encaminhamento para a Rede de Proteção das situações de violência sexual do contexto escolar.

Imagem do curso Maria da Penha vai à Escola: Violência contra mulheres.
GOET 1°/2024
Carga Horária: 90

O percurso formativo Maria da Penha vai à escola: violência contra as mulheres aborda as dinâmicas de violência no contexto doméstico e familiar, o modo como a lei maria da penha busca coibir essas violências e o papel da escola e da rede de proteção na prevenção e enfrentamento desta problemática. 


Imagem do curso Mediação de conflitos no ambiente escolar
GOET 1°/2024
Carga Horária: 90

Este percurso foi cuidadosamente projetado para promover a reflexão de professores e orientadores educacionais visando redefinir a forma como percebem e lidam com os conflitos no ambiente escolar. Além disso, oferece uma compreensão profunda do complexo cenário que envolve os processos de violência nas escolas, capacitando-os a reconhecer as habilidades essenciais para a eficaz mediação de conflitos escolares.


Imagem do curso Minicurso - Redes de Proteção
GOET 1°/2024
Carga Horária: 3

A escola tem um papel fundamental nos eixos de combate, de promoção e de garantia de direitos. O ambiente escolar constitui-se um espaço privilegiado para o reconhecimento e discussão das violências que crianças, adolescentes e mulheres podem enfrentar, de enfrentamento às violências, de atuação em rede para favorecer a proteção e promover uma sociedade mais justa.


Imagem do curso MINICURSO PROTOCOLO DE OPERAÇÕES INTEGRADAS - CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS
GOET 1°/2024
Carga Horária: 3

O minicurso Protocolo de Operações Integradas (POI) “Cultura de Paz nas Escolas”, apresenta a ideia de operação integrada, apresentando um saber-fazer de Segurança Pública para fomentar a Cultura de Paz nas escolas.
O minicurso apresenta braços do Estado e canais que podem ser acionados em casos de urgência e emergência envolvendo a comunidade escolar. Acreditamos que esse minicurso, além de mudar um pouco a ideia de “operação”, demonstra resumidamente um planejamento de Segurança Pública e fomenta a ideia de prevenção.


Imagem do curso MULHERES CIENTISTAS: PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
GOET 1°/2024
Carga Horária: 3

Representatividade de mulheres nas Ciências e a necessidade de diversidade nas áreas científicas. Conhecer propostas de atividades que possam promover a visibilidade das cientistas.

Imagem do curso POR QUE A CULTURA DE PAZ É URGENTE NA ESCOLA HOJE?
GOET 1°/2024
Carga Horária: 3

O Minicurso se propõe a promover reflexões sobre o contexto histórico de violência em que estamos inseridos na sociedade atual e a importância da escola e da educação no incentivo e promoção de práticas de Cultura de Paz, conforme nos orienta a LDB art. 12, inciso X.