Apresentar os sistemas de desenvolvimento do ser humano integral com práticas de Origami.
Segundo o ISMA-BR (International Stress Management Association no Brasil), estima-se que 30% da população brasileira seja acometida com a Síndrome de Burnout, ocupando o segundo lugar mundial, perdendo apenas para o Japão. Em 2023 a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) realizou um estudo e identificou que um terço dos professores da educação básica sofre da síndrome de Burnout. Desta forma é importante falar de práticas de autocuidado como fonte de prevenção.
Esta ação formativa tem por objetivo identificar o funcionamento dos órgãos colegiados na escola democrática. Nesse sentido, problematizamos a ação dos colegiados na gestão escolar democrática, evidenciando os obstáculos para desenvolvimento de práticas espontâneas e proativas comprometidas com a criatividade dos seus membros para realização da democracia no espaço escolar, nos termos da filosofia deweyiana.
Ter a materialidade dessas temáticas no nosso
currículo é fundamental, para que possamos repensar a prática pedagógica dos/as
profissionais da nossa rede, atentando para o reconhecimento das diferenças, e
não antagonismos, entre os gêneros e o espectro amplo da diversidade sexual.
Percurso Formativo na modalidade hibrida, sendo 5 encontros presenciais e 10 encontros síncronos, com o objetivo de reconhecer a diversidade sexual presente na
escola de modo a propiciar acolhimento e a fortalecer redes de pertencimento a
todas as existências. Ancorado nos pressupostos teóricos do Currículo em Movimento e outras normativas do Conselho Nacional de Educação.
Os desafios climáticos de 2023, foram marcantes especialmente na América do Sul, com ênfase no Brasil, devido ao El Niño, ações humanas e mudanças climáticas. Enfatiza-se a urgência da educação ambiental para conscientizar sobre o impacto global e promover escolas sustentáveis no Distrito Federal. O curso propõe analisar a educação ambiental em meio às mudanças climáticas, visando transformar a relação com o meio ambiente e reduzir o impacto das ações no clima.
Principais Temas Abordados: A importância da educação financeira; Porque as pessoas se endividam; O que fazer para evitar o endividamento; A importância do planejamento financeiro; Quanto antes começar a cuidar das finanças, melhor será; Porque é importante guardarmos um pouco do que ganhamos.
Capacitar servidores e maximizar a qualidade das comunicações e textos
técnicos produzidos no âmbito das unidades de assistência direta e imediata aos
órgãos ou entidades públicas.
Esse minicurso tem como objetivo melhorar o diálogo e a participação da comunidade escolar.
Este Percurso procura auxiliar na produção e utilização de recursos pedagógicos lúdicos que atendam aos mais diversos públicos, procurando a inclusão de suas especificidades, conforme o Currículo em Movimento da SEDF.
Fórum de Gestores é um evento coordenado pela Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação - EAPE, que oportunizará discussão de temas atuais referente às dimensões pedagógica, administrativa e financeira da gestão escolar democrática aplicados às práticas, atribuições e competências dos gestores da rede pública de ensino do Distrito Federal.
Este percurso formativo de Gestão Escolar Pública e Democrática tem por objetivo fortalecer a gestão escolar democrática como política pública orientada para a qualidade educacional e amparada na participação direta, justiça educacional, sustentabilidade e direitos humanos. Nesse sentido, utiliza-se as teorias críticas e pragmatistas para problematizar a gestão escolar democrática e responder aos obstáculos para desenvolvimento de práticas participativas e inovadoras comprometidas com a criatividade na gestão pedagógica, administrativa e financeira da escola pública.
O curso gestão escolar: mentoria para gestores escolares proporciona estratégias para o colaborativismo na gestão escolar para que o funcionamento da unidade escolar seja eficiente.
Apresentação do Guia de Valorização da Vida- orientações e prevenção ao bullying, automultilação e suicídio na escola, para os servidores do Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem (SEAA).
Apresentação do Guia de Valorização da Vida- orientações e prevenção ao bullying, automultilação e suicídio na escola, para os servidores do Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem (SEAA).
Este Percurso procura auxiliar na produção e utilização de recursos pedagógicos lúdicos que atendam aos mais diversos públicos, procurando a inclusão de suas especificidades, conforme o Currículo em Movimento da SEDF.
O curso utiliza-se jogos e atividades lúdicas para promover a reflexão quanto à utilização desses materiais nas aulas de matemática. Essa reflexão se dá a partir da ação sobre esses materiais, isto é, da produção e da utilização de jogos e de vivências em atividades lúdicas.
O percurso formativo Maria da Penha vai à Escola - abordagem técnica da situações de violência sexual visa trabalhar a identificação, o acolhimento e o encaminhamento para a Rede de Proteção das situações de violência sexual do contexto escolar.
O percurso formativo Maria da Penha vai à escola: violência contra as mulheres aborda as dinâmicas de violência no contexto doméstico e familiar, o modo como a lei maria da penha busca coibir essas violências e o papel da escola e da rede de proteção na prevenção e enfrentamento desta problemática.
Este percurso foi cuidadosamente projetado para promover a reflexão de professores e orientadores educacionais visando redefinir a forma como percebem e lidam com os conflitos no ambiente escolar. Além disso, oferece uma compreensão profunda do complexo cenário que envolve os processos de violência nas escolas, capacitando-os a reconhecer as habilidades essenciais para a eficaz mediação de conflitos escolares.
A escola tem um papel fundamental nos eixos de combate, de promoção e de garantia de direitos. O ambiente escolar constitui-se um espaço privilegiado para o reconhecimento e discussão das violências que crianças, adolescentes e mulheres podem enfrentar, de enfrentamento às violências, de atuação em rede para favorecer a proteção e promover uma sociedade mais justa.
Representatividade de mulheres nas Ciências e a necessidade de diversidade nas áreas científicas. Conhecer propostas de atividades que possam promover a visibilidade das cientistas.
O Minicurso se propõe a promover reflexões sobre o contexto histórico de violência em que estamos inseridos na sociedade atual e a importância da escola e da educação no incentivo e promoção de práticas de Cultura de Paz, conforme nos orienta a LDB art. 12, inciso X.