Cursos do 2º semestre de 2019 com duração de até 120 horas.

Imagem do curso ESPIRAL DAS ARTES - 60H-2-2019 - GOET
2º Semestre - 2019
Segundo o Currículo em Movimento “A arte como forma de comunicar, criar e sensibilizar, cumpre seu papel de fortalecer laços de identidade do ser humano para que ele se caracterize como sujeito de sua própria história.” (Currículo, 2018,p.57), dialogando com esta perspectiva a organização do trabalho pedagógico para professores e pedagogos que atuam nos anos iniciais e educação infantil apoia-se uma abordagem que integra as linguagens artísticas ( VIGOTSKI, 2003).
O educador, enquanto um organizador do espaço criativo pode se fundamentar na Abordagem Triangular proposta por Ana Mae Barbosa, que traz como pilares três pontos estruturantes: a contextualização, o fazer artístico e a fruição estética (BARBOSA, 1991). Dando continuidade as perspectivas de abordagem educacionais, surgem novos olhares e desafios na relação do ensino aprendizagem nas artes. Segundo Machado (2010) o enfoque do ensino nas artes deve ser permeado por uma abordagem em espiral, ou seja trabalhando com integração das linguagens artísticas permitindo, misturas e descontornos fugindo da fragmentação do processo Ensino aprendizagem.
Diante do exposto o curso oportuniza aos professores(as) do ensino fundamental I vivencias e atividades dentro das 4 linguagens artísticas presentes na SEE/DF hoje, aumentando assim as possibilidades dos mesmos utilizarem práticas que poderão oportunizar um conhecimento vivencial mais completo das artes aos alunos.