Imagem do curso Coordenação Pedagógica no Nível Intermediário e Organização Pedagógica - Formação de Coordenadores - 60 horas
2º Semestre - 2014
Coordenação Pedagógica no Nível Intermediário e Organização Pedagógica - Formação de Formadores
Imagem do curso Desenvolvimento e Transtornos Funcionais Específicos - 60 horas - 2-2014
2º Semestre - 2014
O curso se propõe a contribuir para que o professor e o profissional da educação básica reflitam a respeito de diferentes teorias de desenvolvimento humano e aprendizagem, por meio de um exercício reflexivo de sua prática pedagógica, a fim de instrumentalizar-se para a análise das questões teórico-práticas relacionadas aos transtornos funcionais específicos.
Imagem do curso ENSINO DE PORTUGUÊS-ESCRITO PARA SURDOS - SUBSÍDIOS TEÓRICOS E PRÁTICOS - 80H - 2-2014
2º Semestre - 2014
Ementa do Curso:
- Introdução à Educação Bilíngue.
- A construção da linguagem.
- Pressupostos Teóricos para o ensino de “Português-Escrito como Segunda Língua para Surdos” (PSLS) na Educação Básica e no Ensino Médio.
- A educação bilíngue na prática: procedimentos operacionais.
- Os pilares da prática pedagógica.
- Pedagogia visual na educação de surdos.
- O currículo na educação bilíngue de surdos.
- Planejamento do ensino de “Português-Escrito como Segunda Língua para Surdos”.
- O papel do materiais didáticos e da tecnologia nas atividades pedagógicas da Disciplina de Português-Escrito como segunda língua: análise e elaboração.
- A produção escrita dos estudantes surdos: análise e avaliação de textos-surdos.
- Avaliação da aprendizagem na disciplina de Português-Escrito como Segunda Língua.
- Introdução à Educação Bilíngue.
- A construção da linguagem.
- Pressupostos Teóricos para o ensino de “Português-Escrito como Segunda Língua para Surdos” (PSLS) na Educação Básica e no Ensino Médio.
- A educação bilíngue na prática: procedimentos operacionais.
- Os pilares da prática pedagógica.
- Pedagogia visual na educação de surdos.
- O currículo na educação bilíngue de surdos.
- Planejamento do ensino de “Português-Escrito como Segunda Língua para Surdos”.
- O papel do materiais didáticos e da tecnologia nas atividades pedagógicas da Disciplina de Português-Escrito como segunda língua: análise e elaboração.
- A produção escrita dos estudantes surdos: análise e avaliação de textos-surdos.
- Avaliação da aprendizagem na disciplina de Português-Escrito como Segunda Língua.