Atuação qualificada no Atendimento Educacional Especializado voltado a estudantes com Altas Habilidades/Superdotação, fortalecendo o trabalho colaborativo entre os profissionais envolvidos e promovendo práticas pedagógicas inclusivas e eficazes. Fundamentos do AEE – AH/SD. Adequações Pedagógicas e Práticas Inclusivas. Identificação, Avaliação e Organização do Atendimento Estudo dos instrumentos e estratégias para a identificação e avaliação de estudantes com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação. A Importância do AEE e os Direitos dos Estudantes com AH/SD.
O Percurso A Fotografia como Recurso Educacional contribui para a formação do educador, facilitando a compreensão da importância da produção da imagem fotográfica e sua utilização como linguagem e recurso no ambiente escolar. O estudo e análise da produção fotográfica, composição, construção de narrativas e os elementos básicos da linguagem visual serão estudados, praticados e articulados com os conteúdos do Currículo em Movimento.
Bases e fundamentos da Educação do Campo e da
Agroecologia. Dimensões da Agroecologia na Escola e no território do Distrito
Federal. Troca de conhecimentos teóricos e práticos a partir experiências de
transição agroecológica no contexto da escola e da comunidade. Trabalho
coletivo e de auto-organização na Escola do Campo. Inventário da Realidade com
foco na Agroecologia. Letramento digital no
campo a partir do protagonismo de estudantes.
Conceituação
de altas habilidades/superdotação. Principais teorias e modelos explicativos.
Características cognitivas, socioemocionais e acadêmicas. Identificação e
instrumentos de avaliação. Estratégias educacionais e práticas pedagógicas
diferenciadas. Políticas públicas e legislação. Inclusão escolar e desafios na
Educação Básica. Formação docente e atuação interdisciplinar.
Conhecimentos básicos de audiovisuais. Criação de animação de vídeos - storyboards, personagens e cenários. Métodos de fotografia, filmagem e captação de imagens e sons. Ferramentas de edição de vídeos animação. Animação de artes manuais e digitais.
O curso capacita os participantes a explorarem todo o potencial do Canva para criar materiais didáticos personalizados e visualmente atrativos. Além de aprender a utilizar as diversas ferramentas da plataforma, os participantes desenvolverão habilidades para produzir vídeos tutoriais, utilizando ferramentas gratuitas, e compartilhar suas criações com outros educadores.
O curso capacita os participantes a explorarem todo o potencial do Canva para criar materiais didáticos personalizados e visualmente atrativos. Além de aprender a utilizar as diversas ferramentas da plataforma, os participantes desenvolverão habilidades para produzir vídeos tutoriais, utilizando ferramentas gratuitas, e compartilhar suas criações com outros educadores
Percurso de Síndrome de
Down para conhecimento sobre as principais características físicas e cognitivas
da pessoa com T21 (Síndrome de Down), bem como, a preparação dos profissionais
que atuam no contexto escolar para desenvolverem práticas pedagógicas que
atendam a necessidade dos alunos com deficiência e estratégias de ensino e
humanização para inclusão.
Subsidiar o aprimoramento do docente para o atendimento de educando com Deficiência Visual no processo de educação inclusive e proporcionar aos docentes da Secretária de Educação do DF conhecimentos do Sistema Braille bem como a sua aplicabilidade.
Percurso de Deficiência intelectual, breve considerações históricas, conceito, graus e diagnóstico, seus impactos sobre as funções executivas superiores, neurociência e plasticidade sua contribuição para o desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual, inclusão escolar: práticas pedagógicas de escolarização.
Abordagem dos fundamentos da Educação em Tempo Integral, com foco na organização curricular, avaliação, integração de saberes e metodologias inovadoras. Destaca o papel do professor como articulador do processo formativo, essencial para promoção a formação integral dos estudantes e desenvolver competências por meio de projetos, tecnologias e empreendedorismo.
Percurso sobre Desenvolvimento
infantil. Especificidades de crianças com necessidades educativas especiais.
Fases do desenvolvimento cognitivo, motor, emocional, comunicacional e social
na infância. Práticas pedagógicas na Educação Precoce. Estratégias inclusivas
na educação infantil. Interação e brincadeira como ferramentas de aprendizagem.
Avaliação e acompanhamento.
Horizontes Inovadores é um perCurso formativo pensado para servidores que acreditam na potência da transformação pela educação. Em um cenário digital, veloz e interconectado, o perCurso propõe uma jornada de reinvenção da prática docente, com foco na inovação pedagógica, na cultura digital e na formação crítica e criativa.
A formação articula teoria e prática por meio de estações que exploram fundamentos da educação digital, BNCC Computação, saberes digitais docentes, metodologias ativas, educação híbrida, pensamento computacional, robótica, cultura maker, cidadania digital, ética, segurança na internet, planejamento pedagógico com tecnologias, plataformas digitais e avaliação de práticas inovadoras.
Ofertado em formato híbrido, o perCurso totaliza 120 horas, distribuídas entre encontros síncronos e presenciais, atividades online e projetos integradores. Cada cursista é convidado a assumir o papel de protagonista da inovação, mentor da cidadania digital e agente de transformação em sua comunidade escolar.
O curso se propõe a habilitar professores para integrar serviços e aplicações de Inteligência Artificial (IA) em suas práticas pedagógicas e/ou demandas administrativas, promovendo uma abordagem inovadora e crítica.
Conhecimento básico do léxico e da gramática da Língua Brasileira de Sinais (Libras), com foco no atendimento educacional do estudante Surdo na SEEDF.
Conhecimento básico do léxico e da gramática da Língua Brasileira de Sinais (Libras), com foco no atendimento educacional do estudante Surdo na SEEDF.
Percurso
de elaboração de material pedagógico digital. Exploração de material pedagógico
digital em plataforma digital. Construção de mural digital, histórias em
quadrinhos, podcast, jogos, edição de design e de vídeo. Estratégias de
avaliação por meio de diferentes atividades pedagógicas.
Estratégias de metodologias ativas, gamificação, tecnologias inovadoras, cultura maker e fabricação digital para impressora 3D e cortadora a laser. Integrar metodologias ativas, aplicativos educacionais e tecnologias inovadoras nas práticas pedagógicas a partir de uma aprendizagem criativa. Explorar a cultura maker para promover participação ativa e competências do século XXI nos estudantes.
Ferramentas do Microsoft 365 no contexto pedagógico. Computação em nuvem com OneDrive. Criação e gerenciamento de equipes no Microsoft Teams. Documentos colaborativos no Word. Apresentações pedagógicas no PowerPoint. Planilhas para acompanhamento pedagógico no Excel. Formulários interativos no Forms. Narrativas digitais com o Sway. Estratégias pedagógicas inovadoras.
Desenvolver habilidades e competências no uso da voz, sons, trilhas, captação e edição de áudio sob a perspectiva das teorias de Paulo Freire.
Ferramentas do Microsoft 365 no contexto pedagógico. Computação em nuvem com OneDrive. Criação e gerenciamento de equipes no Microsoft Teams. Documentos colaborativos no Word. Apresentações pedagógicas no PowerPoint. Planilhas para acompanhamento pedagógico no Excel. Formulários interativos no Forms. Narrativas digitais com o Sway. Estratégias pedagógicas inovadoras.
Atenção, professores!
Este curso é destinado exclusivamente aos profissionais que atuam na EJA da rede pública de ensino da SEEDF.
Agradecemos a compreensão e o interesse de todos!
Inscrições de profissionais que não atendem a esse critério serão indeferidas.
O percurso visa realizar a formação continuada e em serviço de todos os profissionais da educação que atuam na Educação de Jovens e Adultos e dos Educadores Populares que atuam no Programa DF Alfabetizado do Distrito Federal, conforme proposto no Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA. Bem como, fortalecer a prática profissional por meio de encontros que valorizam o diálogo e a participação, os círculos de cultura, utilizando a metodologia desenvolvida por Paulo Freire, os círculos fazem abordagens como Educação Popular, leitura crítica da realidade e currículo integrado, promovendo reflexões sobre práticas pedagógicas e políticas educacionais, autonomia, cidadania.
A formação incentiva a troca de experiências e fomenta metodologias participativas, sempre apresentando situações que, por meio de exercício crítico, visam ampliar a autonomia dos educadores e educandos na construção do conhecimento.