O Percurso A Fotografia como Recurso Educacional contribui para a formação do educador, facilitando a compreensão da importância da produção da imagem fotográfica e sua utilização como linguagem e recurso no ambiente escolar. O estudo e análise da produção fotográfica, composição, construção de narrativas e os elementos básicos da linguagem visual serão estudados, praticados e articulados com os conteúdos do Currículo em Movimento.
Bases e fundamentos da Educação do Campo e da
Agroecologia. Dimensões da Agroecologia na Escola e no território do Distrito
Federal. Troca de conhecimentos teóricos e práticos a partir experiências de
transição agroecológica no contexto da escola e da comunidade. Trabalho
coletivo e de auto-organização na Escola do Campo. Inventário da Realidade com
foco na Agroecologia. Letramento digital no
campo a partir do protagonismo de estudantes.
Conceituação
de altas habilidades/superdotação. Principais teorias e modelos explicativos.
Características cognitivas, socioemocionais e acadêmicas. Identificação e
instrumentos de avaliação. Estratégias educacionais e práticas pedagógicas
diferenciadas. Políticas públicas e legislação. Inclusão escolar e desafios na
Educação Básica. Formação docente e atuação interdisciplinar.
Conhecimentos básicos de audiovisuais. Criação de animação de vídeos - storyboards, personagens e cenários. Métodos de fotografia, filmagem e captação de imagens e sons. Ferramentas de edição de vídeos animação. Animação de artes manuais e digitais.
ATENÇÃO!
O percurso Atuação na Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem visa realizar a formação continuada e em serviço de PEDAGOGAS, PSICÓLOGAS E PROFESSORAS DE ATIVIDADES, COM GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA, que tenha ou não aptidão para a Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem.
Concepções atualizadas de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). Legislações e políticas
públicas pertinentes para a identificação e educação de estudantes com AH/SD. Avaliação psicológica
no AEE-AH/SD: possibilidades, estratégias, instrumentos, desafios e encaminhamentos.
Sistematização de saberes e construção de propostas para a atuação
O curso capacita os participantes a explorarem todo o potencial do Canva para criar materiais didáticos personalizados e visualmente atrativos. Além de aprender a utilizar as diversas ferramentas da plataforma, os participantes desenvolverão habilidades para produzir vídeos tutoriais, utilizando ferramentas gratuitas, e compartilhar suas criações com outros educadores
O curso capacita os participantes a explorarem todo o potencial do Canva para criar materiais didáticos personalizados e visualmente atrativos. Além de aprender a utilizar as diversas ferramentas da plataforma, os participantes desenvolverão habilidades para produzir vídeos tutoriais, utilizando ferramentas gratuitas, e compartilhar suas criações com outros educadores.
Esta proposta vincula-se ao processo SEI Nº 00080-00206132/2025-11 em que, a Escola Bilíngue de Brasília solicita uma formação no formato de oficina para "Oferecer aos professores subsídios teóricos e práticos para o uso pedagógico de recursos de captação e edição de imagem (via celular ou PC)."
Percurso de Síndrome de
Down para conhecimento sobre as principais características físicas e cognitivas
da pessoa com T21 (Síndrome de Down), bem como, a preparação dos profissionais
que atuam no contexto escolar para desenvolverem práticas pedagógicas que
atendam a necessidade dos alunos com deficiência e estratégias de ensino e
humanização para inclusão.
Subsidiar o aprimoramento do docente para o atendimento de educando com Deficiência Visual no processo de educação inclusive e proporcionar aos docentes da Secretária de Educação do DF conhecimentos do Sistema Braille bem como a sua aplicabilidade.
Percurso de Deficiência intelectual, breve considerações históricas, conceito, graus e diagnóstico, seus impactos sobre as funções executivas superiores, neurociência e plasticidade sua contribuição para o desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual, inclusão escolar: práticas pedagógicas de escolarização.
Percurso sobre Desenvolvimento
infantil. Especificidades de crianças com necessidades educativas especiais.
Fases do desenvolvimento cognitivo, motor, emocional, comunicacional e social
na infância. Práticas pedagógicas na Educação Precoce. Estratégias inclusivas
na educação infantil. Interação e brincadeira como ferramentas de aprendizagem.
Avaliação e acompanhamento.
O seminário tem como objetivo promover discussões e reflexões sobre o capacitismo no ambiente escolar, abordando a importância da acessibilidade, da valorização da diversidade e da construção de práticas pedagógicas inclusivas. A proposta é sensibilizar os profissionais da educação quanto à urgência de ações anticapacitistas que garantam o pertencimento e a equidade no cotidiano das escolas públicas do DF
Atuação qualificada no Atendimento Educacional Especializado voltado a estudantes com Altas Habilidades/Superdotação, fortalecendo o trabalho colaborativo entre os profissionais envolvidos e promovendo práticas pedagógicas inclusivas e eficazes. Fundamentos do AEE – AH/SD. Adequações Pedagógicas e Práticas Inclusivas. Identificação, Avaliação e Organização do Atendimento Estudo dos instrumentos e estratégias para a identificação e avaliação de estudantes com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação. A Importância do AEE e os Direitos dos Estudantes com AH/SD.
O Fórum propõe a socialização de experiências, o aprofundamento teórico e a construção coletiva de estratégias que fortaleçam a aprendizagem dos estudantes e o trabalho colaborativo entre os profissionais da educação. Serão abordados temas como o histórico e os fundamentos legais do SEAA, suas atribuições e práticas pedagógicas, os desafios e possibilidades de sua atuação.
No curso são abordados conteúdos relacionados a modalidade esportiva coletiva futsal. História, regras e caracterização do futsal. Elementos físicos, fisiológicos, técnicos e tático da modalidade. Modelos de jogos, desempenho e princípios táticos; Modelos estruturantes de aula ou sessão de treino.
Horizontes Inovadores é um perCurso formativo pensado para servidores que acreditam na potência da transformação pela educação. Em um cenário digital, veloz e interconectado, o perCurso propõe uma jornada de reinvenção da prática docente, com foco na inovação pedagógica, na cultura digital e na formação crítica e criativa.
Ofertado em formato híbrido, o perCurso totaliza 120 horas, distribuídas entre encontros síncronos e presenciais, atividades online e projetos integradores. Cada cursista é convidado a assumir o papel de protagonista da inovação, mentor da cidadania digital e agente de transformação em sua comunidade escolar.
Evento de compartilhamento de práticas bem-sucedidas e promoção da interação entre escolas e Unidades Básicas de Saúde
O curso se propõe a habilitar professores para integrar serviços e aplicações de Inteligência Artificial (IA) em suas práticas pedagógicas e/ou demandas administrativas, promovendo uma abordagem inovadora e crítica.
Conhecimento básico do léxico e da gramática da Língua Brasileira de Sinais (Libras), com foco no atendimento educacional do estudante Surdo na SEEDF.
Conhecimento básico do léxico e da gramática da Língua Brasileira de Sinais (Libras), com foco no atendimento educacional do estudante Surdo na SEEDF.