Imagem do curso A ARTE DOS BONECOS: RECURSOS PARA MUITAS HISTÓRIAS
NOEG 1°/2025
Carga Horária: 90

          O curso “Arte dos Bonecos – Recursos para Muitas Histórias” busca o aprofundamento no universo dos bonecos e fantoches, ampliando o uso destes recursos para despertar o prazer da leitura, da imaginação e da fantasia; unindo fundamentação teórica e vivências práticas, por meio de produções, métodos e técnicas utilizadas pelo trabalho com bonecos no ambiente escolar.

Imagem do curso A PAZ COMO CAMINHO - APRENDER E ENSINAR A SER E ESTAR NO MUNDO
NOEG 1°/2025
Carga Horária: 90
Ementa: Educação para a Cultura de Paz: análise das violências nas escolas. Contextos. Consciência do Eu: Identidade e Autoestima. Círculos de Paz. Consciência do Outro: Desafios da Convivência (Racismo, Sexismo, Desigualdades), Indisciplina e Bullying. Jogos e Ludicidade. Consciência Planetária e Ecoformação. Cine Debate. Diversidades, Inclusão e Interseccionalidades.
Imagem do curso Brincar e Aprender com Recursos Pedagógicos
NOEG 1°/2025
Carga Horária: 12

A necessidade de Formação Continuada nas Instituições Parceiras, pautada nos campos de experiência do Currículo em Movimento da Educação Infantil, é respaldada pela ênfase em promover uma educação dinâmica e integrada através de vivências lúdicas e brincantes por meio da confecção de recursos pedagógicos variados a serem aplicados em sala.




Imagem do curso CAPACITAÇÃO EDUCACENSO 2025
NOEG 1°/2025

Capacitação dos gestores escolares e chefes de secretaria das Unidades Escolares da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal para preenchimento adequado do censo escolar 2025, conforme orientação do INEP.

Imagem do curso CARDÁPIO LITERÁRIO: GÊNEROS TEXTUAIS E OUTROS TEXTOS DE DAR ÁGUA NA BOCA
NOEG 1°/2025
Carga Horária: 90

Estudo dos tipos de Textos. Os variados tipos de gêneros textuais. Interdisplinaridade. Práticas Pedagógicas que atendam às necessidades de todos os cursistas. Formação de Leitores. Avaliação formativa. Utilização das tecnologias. O prazer de ler. A importância da leitura com a relação de prazer.


Imagem do curso CIDADANIA E DEMOCRACIA DESDE A ESCOLA
NOEG 1°/2025
Carga Horária: 60

Curso do projeto “Cidadania e Democracia desde a Escola” do Instituto Auschwitz, organização parceira da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, voltado para a formação de educadores/as com o objetivo de aprofundar conhecimentos e oferecer ferramentas práticas para a promoção dos direitos humanos, da convivência democrática e para a prevenção da violência nas escolas do Distrito Federal.

Imagem do curso CONHECENDO A SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO (SEEDF)
NOEG 1°/2025
Carga Horária: 60

Estrutura e funcionamento da SEEDF. Unidades orgânicas e suas interações. Políticas, programas e projetos. Diretrizes acerca do planejamento, acompanhamento e avaliação dos aspectos ligados ao processo de ensino-aprendizagem.


Imagem do curso CURSO MALA DE JOGOS MATEMÀTICOS
NOEG 1°/2025
Carga Horária: 90

A Ludicidade na matemática. A importância do jogo na sala de aula. Confecção e vivência de jogos de tabuleiro. Jogos de estratégia. Vivência de jogos corporais. Interdisplinaridade. Práticas Pedagógicas que atendam às necessidades de todos os formadores. Avaliação formativa. Utilização das tecnologias. Estudo de Textos.

O percurso Mala de jogos matemáticos, tem 14 aulas presenciais e 3 atividades de AVA no moodle, na confecção e exploração de jogos matemáticos, que podem ser relacionados a vários conteúdos e conceitos matemáticos. Também tem a formação com textos teóricos para serem discutidos.

Imagem do curso DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO
NOEG 1°/2025
Carga Horária: 90

Desconstrução de Estereótipos de gênero visa combater o sexismo que perpetua violências desarticulando marcadores de poder ao questionar formas de performatividades de gênero que produzem violência. Com base na legislação brasileira e práticas pedagógicas, o percurso aborda igualdade de gênero, direitos humanos, interseccionalidade e estratégias educativas para prevenir e enfrentar violências, promovendo uma sociedade inclusiva e equitativa.


Link permanente das aulas no Zoom:

https://us02web.zoom.us/j/82391507582?pwd=v0afjz48Me70aXbGXOabYCXRS8XNXt.1



Imagem do curso DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA: CURRÍCULO EM MOVIMENTO E OUTRAS NORMATIVAS
NOEG 1°/2025
Carga Horária: 90

Percurso Diversidade Sexual na Escola para a aprendizagem do conceito de gênero como construção social e diversidade. Identidades e relações de gênero no espaço escolar. Tecnologias de Gênero nas escolas públicas do DF. Interseccionalidade no combate à violência contra pessoas sexo-gênero dissidentes. Legislação brasileira e normativas sobre os direitos LGBTQIAPN+. 

Imagem do curso Educação Alimentar e Nutricional na Prática Pedagógica
NOEG 1°/2025
Carga Horária: 30

Guia Alimentar para a População Brasileira. Programa Nacional de Alimentação Escolar. Hábitos alimentares saudáveis e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. Educação Alimentar e Nutricional. Comportamento alimentar .

Imagem do curso Educação Fiscal EnCena: um convite à cidadania
NOEG 1°/2025
Carga Horária: 120

O Projeto Educação Fiscal EnCena, uma iniciativa de SEECDF, SEEDF, CGDF e RFB, emprega uma abordagem lúdico pedagógica para a Educação Fiscal por meio de trilhas de aprendizagem, formação de educadores, plataforma gamificada e produção audiovisual em dois segmentos: Portas Abertas a Cidadania (Ensino Fundamental Anos Iniciais e finais – 4º, 5º, 6º, 7º anos) e De Olho na Educação (Ensino Fundamental Anos Finais - 8º e 9º anos e  Ensino Médio). O projeto visa aprimorar e implementar o Programa de Educação Fiscal do DF para professores/estudantes do ensino fundamental e médio.

Imagem do curso EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E AS AMEFRICANIDADES COMO POTÊNCIA PEDAGÓGICA
NOEG 1°/2025
Carga Horária: 90

Conceito de Amefricanidades e sua importância para a educação. Análise histórica das presenças africanas e indígenas no Brasil. Leis e políticas públicas sobre educação étnico-racial. Perspectivas para a implementação de práticas pedagógicas antirracistas. Relação entre cultura afro-brasileira e identidade. Importância do currículo afro e indigenamente referenciado.

Imagem do curso ENCANTARIAS DE PAPEL NA CULTURA POPULAR: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E O LETRAMENTO
NOEG 1°/2025

Ementa: O curso “ENCANTARIAS DE PAPEL NA CULTURA POPULAR: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E O LETRAMENTO” busca o fortalecer o senso de identidade e pertencimento do estudante pela cultura popular. Produção de bonecos de papel machê, origamis, livros artesanais, estudo do cordel, a exploração da xilogravura como arte visual e recurso de leitura de imagem. Despertar o prazer da leitura, da imaginação, a expressão e o letramento.


Imagem do curso ESTÁGIO SUPERVISIONADO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES MENTORES - AUTOINSTRUCIONAL
NOEG 1°/2025
Carga Horária: 120

Desenvolvimento de habilidades para o efetivo acompanhamento e desenvolvimento dos(as) licenciandos(as), de modo que estes(as) futuros(as) professores(as) tenham uma formação inicial enriquecida pelo estágio realizado na rede pública de educação básica, consequentemente, estejam mais preparados para o início da docência, com práticas que impactem positivamente a aprendizagem dos(as) estudantes


Imagem do curso FORMAÇÃO PARA A PESQUISA: ELABORAÇÃO DE PROJETO II
NOEG 1°/2025
Carga Horária: 90

O percurso “Formação para pesquisa: elaboração de projeto II”, enquanto letramento científico,  busca oferecer preparação de profissionais da educação básica capacidade de inserção no universo acadêmico por meio do desenvolvimento de expertises relacionadas a elaboração de propostas de investigação. Os conteúdos a serem ministrado ao longo dessa formação permitirão ao e a cursista habilidades para elaborar as partes constitutivas do projeto de pesquisa,  como a escolha do tema, problema de pesquisa, objetivos, referencial teórico, metodologia e o cronograma, visando, como isso, uma melhor preparação para os editais de seleção de mestrado e doutorado em universidades públicas e privadas.  Essa formação objetiva refinar propostas de projetos de pesquisa em educação e áreas afins conduzidos no percurso "Formação para pesquisa: elaboração de projeto I" ou iniciados por conta própria.


Imagem do curso GESTÃO DE INCIDENTES EM ESTABELECIMENTOS DE ENSINO
NOEG 1°/2025
Carga Horária: 60

No curso será abordado o histórico do sistema de gestão, adaptado para aplicação em ambientes educacionais. Baseia-se em princípios que asseguram aplicação em diferentes cenários de incidentes, com funções bem definidas. Serão apresentados os papéis e responsabilidades, bem como as instalações de apoio, incluindo o posto de comando, áreas de espera e triagem de vítimas. O curso destacará a formação de equipes de resposta, com foco na identificação de perfis e funções adequados, análise e percepção riscos e avaliação de ameaças. Serão discutidos os protocolos de resposta, incluindo procedimentos operacionais e ações integradas com órgãos externos, como polícia, bombeiros e saúde, além da comunicação de emergência com a comunidade escolar. Por fim, os participantes desenvolverão um planejamento operacional, elaborando planos de resposta para incidentes específicos e participando de simulações práticas para validação de estratégias.


Imagem do curso Gestão Escolar: Mentoria para Gestores – Módulo 2.
NOEG 1°/2025
Carga Horária: 90

Produção de Sentido e Saberes:

Explorar o processo de produção de sentido a partir de informações, saberes e conhecimentos.

Identificar como figuras do aprender, como o saber-objeto (conteúdos), saber-prático (experiências) e saber-relacional (interações), e refletir sobre o aprendizado junto a outros profissionais.

Imagem do curso JOGOS BRINCADEIRAS E PRÁTICAS CORPORAIS NA ESCOLA
NOEG 1°/2025
Carga Horária: 90

Ementa: Vivências teórico-práticas com jogos, brincadeiras e práticas corporais. Compreensão sobre corporeidade e ludicidade no contexto educacional. Experimentação de diferentes repertórios culturais, processos de composição e improvisação articulados com o Currículo em Movimento da SEEDF. 

Imagem do curso JOGOS E BRINCADEIRAS NA ESCOLA
NOEG 1°/2025
Carga Horária: 90

Vivências de práticas corporais por meio da construção de conhecimentos teóricos e práticos referentes às diferentes manifestações da cultura corporal (jogos, brincadeiras populares, esportes, dança, circo etc) no contexto da realidade escolar e do Currículo em Movimento. Trocas de experiências e orientação para a organização do trabalho pedagógico do conteúdo lúdico na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.

Imagem do curso LUDICIDADE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA INCLUSÃO: LUPPI
NOEG 1°/2025
Carga Horária: 90

Conhecer e produzir recursos (jogos, brinquedos, brincadeiras e materiais para leitura, escrita e noções básicas da matemática) e técnicas pedagógicas que promovam condições de acesso a aprendizagens por meio da Ludicidade e de práticas que incluam a diversidade nos contextos escolares.



Imagem do curso MALA DE JOGOS MATEMÁTICOS – FORMAÇÃO DE FORMADORES
NOEG 1°/2025
Carga Horária: 90

A Ludicidade na matemática. A importância do jogo na sala de aula. Confecção e vivência de jogos de tabuleiro. Jogos de estratégia. Vivência de jogos corporais. Interdisplinaridade. Práticas Pedagógicas que atendam às necessidades de todos os formadores. Avaliação formativa. Utilização das tecnologias. Estudo de Textos.

 


Imagem do curso MARIA DA PENHA VAI À ESCOLA - ABORDAGEM TÉCNICA DAS SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA SEXUAL
NOEG 1°/2025
Carga Horária: 90

Maria da Penha vai à Escola: abordagem técnica das situações de violência sexual (MPVE AB). Gênero, Violência Sexual e Educação. Lei Maria da Penha e legislações de proteção à criança e o adolescente. Identificação, acolhimento e encaminhamento das situações de violência sexual no contexto escolar. Prevenção à violência sexual na escola 


Imagem do curso MARIA DA PENHA VAI À ESCOLA: VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES
NOEG 1°/2025
Carga Horária: 90

 Percurso Maria da Penha vai à Escola: violência contra as mulheres (MPVE). Gênero e violência contra meninas e mulheres. A Lei Maria da Penha. Rede de Proteção e de Enfrentamento. O papel dos(as) profissionais. Modelo Ecológico.  Práticas Educativas.


Imagem do curso MOBILIDADE E TRÂNSITO PARA PROFESSORES(AS) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
NOEG 1°/2025
Carga Horária: 120

     O percurso de formação Mobilidade e Trânsito para professores da Educação de Jovens e Adultos, objetiva a compreensão dos aspectos teóricos e práticos de mobilidade, promovendo ações de Educação para o Trânsito. Para o alcance do objetivo serão desenvolvidos os seguintes conteúdos: a mobilidade urbana: para repensar as cidades; a violência no trânsito: fenômeno global e realidade local e a dinâmica dos acidentes de trânsito e os neurotraumas;