O Percurso A Fotografia como Recurso Educacional contribui para a formação do educador, facilitando a compreensão da importância da produção da imagem fotográfica e sua utilização como linguagem e recurso no ambiente escolar. O estudo e análise da produção fotográfica, composição, construção de narrativas e os elementos básicos da linguagem visual serão estudados, praticados e articulados com os conteúdos do Currículo em Movimento.
Planejamento das adequações curriculares e o registro bimestral no formulário elaborado para esse fim da SEEDF. Fundamentos da adaptação curricular. Mapeamento das necessidades educacionais dos alunos. Estratégias de adaptação de conteúdo e objetivos. Adaptações de materiais didáticos e recursos pedagógicos. Adaptações de avaliação para inclusão na educação básica.
Bases teóricas e
metodológicas da Educação do Campo e da Agroecologia. Inserção
da Agroecologia em Escola do Campo. Estudo multidimensional da realidade
com enfoque nos agroecossistemas agroecológicos. Processos sociais e
organizativos para a transição agroecológica nos diferentes territórios das
Escolas do Campo do DF.
Conceituação de altas habilidades/superdotação.
Principais teorias e modelos explicativos. Características cognitivas,
socioemocionais e acadêmicas. Identificação e instrumentos de avaliação.
Estratégias educacionais e práticas pedagógicas diferenciadas. Políticas
públicas e legislação. Inclusão escolar e desafios na Educação Básica. Formação
docente e atuação interdisciplinar.
Conhecimentos básicos de audiovisuais. Criação de animação de vídeos - storyboards, personagens e cenários. Métodos de fotografia, filmagem e captação de imagens e sons. Ferramentas de edição de vídeos animação. Animação de artes manuais e digitais.
O curso de Atendimento na Educação Física na Perspectiva do Paradesporto tem por alvo principal alcançar os professores de Educação Física da Rede Pública Regular de ensino do Distrito Federal possibilitando para os mesmos o conhecimento das diversas deficiências e modalidades esportivas voltadas para esse público específico de estudantes. O curso vai levar os professores à uma reflexão mais crítica sobre a sua atuação com os estudantes com deficiência nas aulas de educação física nas classes regulares promovendo no ambiente escolar e nas aulas de educação física a participação ativa, o desenvolvimento integral e a inclusão social do estudante com deficiência por meio do esporte.
Oferecer formação às equipes gestoras das escolas que receberão o Bloco de Inovação Tecnológica (BIT/EMTI) e seus respectivos coordenadores pedagógicos locais de EMTI.Os Blocos de Inovação Tecnológica (BITs) são espaços pedagógicos voltados à diversificação das aprendizagens no contexto tecnológico e devem seguir as Orientações Pedagógicas para o Uso dos Blocos de Inovação Tecnológica do EMTI (BIT-EMTI).
O curso capacita os participantes a explorar todo o
potencial do Canva para criar materiais didáticos personalizados e visualmente
atrativos. Além de aprender a utilizar as diversas ferramentas da plataforma,
os participantes desenvolverão habilidades para produzir vídeos tutoriais,
utilizando ferramentas gratuitas, e compartilhar suas criações com outros
educadores.
O curso capacita os participantes a explorar todo o
potencial do Canva para criar materiais didáticos personalizados e visualmente
atrativos. Além de aprender a utilizar as diversas ferramentas da plataforma,
os participantes desenvolverão habilidades para produzir vídeos tutoriais,
utilizando ferramentas gratuitas, e compartilhar suas criações com outros
educadores
Estudo da linguagem
audiovisual para práticas pedagógicas. Compreensão da sintaxe do cinema e suas
aplicações em contextos educativos. Análise crítica de obras cinematográficas
como recurso de aprofundamento teórico. Desenvolvimento de competências para a
produção de curtas-metragens escolares. Aplicação prática dos conceitos no
ambiente escolar.
O percurso Cinema e
Educação: da teoria à práxis. Aproximações sócio-históricas do cinema com a
educação. A constituição do cinema como linguagem e suas implicações nos
contextos de ensino da educação básica. Apreciação, análise e invenção de obras
audiovisuais a partir de exercícios de captação e edição de imagens e sons.
Percurso de Síndrome de
Down para conhecimento sobre as principais características físicas e cognitivas
da pessoa com T21 (Síndrome de Down), bem como, a preparação dos profissionais
que atuam no contexto escolar para desenvolverem práticas pedagógicas que
atendam a necessidade dos alunos com deficiência, bem como, estratégias de
ensino e humanização para inclusão.
Uso pedagógico do Scratch como recurso didático, incluindo a criação, programação e exportação de jogos e animações interativas para ambientes web, permitindo o uso em navegadores e dispositivos móveis. Instalação do Scratch e desenvolvimento de jogos e atividades educacionais em um ambiente gráfico e intuitivo, promovendo a aprendizagem interativa e a criatividade dos alunos.
O percurso aborda o uso pedagógico do Scratch como recurso didático, incluindo a criação, programação e exportação de jogos para a plataforma virtual, permitindo uso na web, em dispositivos móveis e computadores de mesa. Aplicação e socialização das propostas, além de produção de tutoriais em vídeo com ferramentas gratuitas.
Percurso de Deficiência intelectual, breve considerações históricas, conceito, graus e diagnóstico, seus impactos sobre as funções executivas superiores, neurociência e plasticidade sua contribuição para o desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual, inclusão escolar: práticas pedagógicas de escolarização.
Ressocialização de crianças e jovens em conflito com a lei. Ressocialização no DF. Direitos humanos. Direitos fundamentais. Cidadania. Educação. Cidadania global. A organização do trabalho pedagógico no contexto da Socio educação. Documentos norteadores.
Inventário como método de pesquisa e organização coletiva da escola do campo diversa e inclusiva. Matrizes formativas, Políticas Públicas da Ed. do Campo e Patrimonial, no DF e BR. O desafio da escuta da diversidade dos sujeitos camponeses e de sua interseccionalidade na escola. Alternância como princípio, metodologia e prática pedagógica. Experiências existosas do Inventário em Escolas do Campo.
Desenvolvimento infantil. Especificidades de crianças com necessidades educativas especiais. Fases do
desenvolvimento cognitivo, motor, emocional, comunicacional e social na infância. Práticas pedagógicas na
Educação Precoce. Estratégias inclusivas na educação infantil. Interação e brincadeira como ferramentas de
aprendizagem. Avaliação e acompanhamento.
Compreensão da estrutura da EJA Interventiva, os documentos norteadores e o processos de aprendizagem dos estudantes matriculados nessa interface da EJA na perspectiva da inclusão e na integralidade do sujeito conforme previsto no Currículo em Movimento.
Percurso de Estratégias Pedagógicas para EAD no AVA/MOODLE para utilização dos recursos e atividades do Moodle de forma autônoma, focando no planejamento e configuração de cursos/disciplinas no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Oficina para profissionais do Jardim de Infância 404 Norte com a temática: Identidade da Educação Infantil: Concepções, Projetos e Práticas
Aspectos do desenvolvimento motor, cognitivo e socioemocional. Identificação de sinais de atraso no desenvolvimento. Impactos da para prematuridade e de deficiências no pleno desenvolvimento. Práticas pedagógicas inclusivas. Adaptação de atividades físicas e psicomotoras para crianças com deficiência e em vulnerabilidade. Construção de ambientes seguros e acessíveis, estratégias de interação e estímulo para desenvolvimento integral.
Demonstração e prática sobre o processo de gamificação do ensino fundamental e médio através de jogos interpretativos (Role Playing Games ou RPG): criação de mundo, seleção de narrativas, condução das sessões, avaliação e conexão com a economia criativa de jogos.