Imagem do curso A FOTOGRAFIA COMO RECURSO EDUCACIONAL
NMEB 1°/2025
Carga Horária: 90

O Percurso A Fotografia como Recurso Educacional contribui para a formação do educador, facilitando a compreensão da importância da produção da imagem fotográfica e sua utilização como linguagem e recurso no ambiente escolar. O estudo e análise da produção fotográfica, composição, construção de narrativas e os elementos básicos da linguagem visual serão estudados, praticados e articulados com os conteúdos do Currículo em Movimento.


Imagem do curso ADEQUAÇÕES CURRICULARES: PLANEJAMENTO E REGISTROS
NMEB 1°/2025
Carga Horária: 180

Planejamento das adequações curriculares e o registro bimestral no formulário elaborado para esse fim da SEEDF. Fundamentos da adaptação curricular. Mapeamento das necessidades educacionais dos alunos. Estratégias de adaptação de conteúdo e objetivos. Adaptações de materiais didáticos e recursos pedagógicos. Adaptações de avaliação para inclusão na educação básica.

Imagem do curso AGROECOLOGIA COMO MATRIZ FORMATIVA NA ESCOLA DO CAMPO
NMEB 1°/2025
Carga Horária: 90

Bases teóricas e metodológicas da Educação do Campo e da Agroecologia. Inserção da Agroecologia em Escola do Campo. Estudo multidimensional da realidade com enfoque nos agroecossistemas agroecológicos. Processos sociais e organizativos para a transição agroecológica nos diferentes territórios das Escolas do Campo do DF.

Imagem do curso ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
NMEB 1°/2025
Carga Horária: 90

Conceituação de altas habilidades/superdotação. Principais teorias e modelos explicativos. Características cognitivas, socioemocionais e acadêmicas. Identificação e instrumentos de avaliação. Estratégias educacionais e práticas pedagógicas diferenciadas. Políticas públicas e legislação. Inclusão escolar e desafios na Educação Básica. Formação docente e atuação interdisciplinar.

Imagem do curso ANIMAÇÃO DE VÍDEOS: APRENDIZAGEM E CRIATIVIDADE
NMEB 1°/2025
Carga Horária: 90

Conhecimentos básicos de audiovisuais. Criação de animação de vídeos - storyboards, personagens e cenários. Métodos de fotografia, filmagem e captação de imagens e sons. Ferramentas de edição de vídeos animação. Animação de artes manuais e digitais.


Imagem do curso ATENDIMENTO NA EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA DO PARADESPORTO
NMEB 1°/2025
Carga Horária: 90

O curso de Atendimento na Educação Física na Perspectiva do Paradesporto tem por alvo principal alcançar os professores de Educação Física da Rede Pública Regular de ensino do Distrito Federal possibilitando para os mesmos o conhecimento das diversas deficiências e modalidades esportivas voltadas para esse público específico de estudantes. O curso vai levar os professores à uma reflexão mais crítica sobre a sua atuação com os estudantes com deficiência nas aulas de educação física nas classes regulares promovendo no ambiente escolar e nas aulas de educação física a participação ativa, o desenvolvimento integral e a inclusão social do estudante com deficiência por meio do esporte.

Imagem do curso BLOCO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS
NMEB 1°/2025
Carga Horária: 4

Oferecer formação às equipes gestoras das escolas que receberão o Bloco de Inovação Tecnológica (BIT/EMTI) e seus respectivos coordenadores pedagógicos locais de EMTI.Os Blocos de Inovação Tecnológica (BITs) são espaços pedagógicos voltados à diversificação das aprendizagens no contexto tecnológico e devem seguir as Orientações Pedagógicas para o Uso dos Blocos de Inovação Tecnológica do EMTI (BIT-EMTI)

Imagem do curso CANVA EDUCACIONAL - DO BÁSICO AO AVANÇADO (ONLINE)
NMEB 1°/2025
Carga Horária: 120

O curso capacita os participantes a explorar todo o potencial do Canva para criar materiais didáticos personalizados e visualmente atrativos. Além de aprender a utilizar as diversas ferramentas da plataforma, os participantes desenvolverão habilidades para produzir vídeos tutoriais, utilizando ferramentas gratuitas, e compartilhar suas criações com outros educadores.

Imagem do curso CANVA EDUCACIONAL - DO BÁSICO AO AVANÇADO (PRESENCIAL)
NMEB 1°/2025
Carga Horária: 120

O curso capacita os participantes a explorar todo o potencial do Canva para criar materiais didáticos personalizados e visualmente atrativos. Além de aprender a utilizar as diversas ferramentas da plataforma, os participantes desenvolverão habilidades para produzir vídeos tutoriais, utilizando ferramentas gratuitas, e compartilhar suas criações com outros educadores

Imagem do curso CINEEDUCAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA AUDIOVISUAL
NMEB 1°/2025
Carga Horária: 120

Estudo da linguagem audiovisual para práticas pedagógicas. Compreensão da sintaxe do cinema e suas aplicações em contextos educativos. Análise crítica de obras cinematográficas como recurso de aprofundamento teórico. Desenvolvimento de competências para a produção de curtas-metragens escolares. Aplicação prática dos conceitos no ambiente escolar.

Imagem do curso CINEMA E EDUCAÇÃO: DA TEORIA À PRÁXIS
NMEB 1°/2025
Carga Horária: 90

O percurso Cinema e Educação: da teoria à práxis. Aproximações sócio-históricas do cinema com a educação. A constituição do cinema como linguagem e suas implicações nos contextos de ensino da educação básica. Apreciação, análise e invenção de obras audiovisuais a partir de exercícios de captação e edição de imagens e sons.

Imagem do curso CONHECENDO A TRISSOMIA DO 21 – SÍNDROME DE DOWN
NMEB 1°/2025
Foto de entrada.pdfFoto de entrada.pdf
Carga Horária: 90

Percurso de Síndrome de Down para conhecimento sobre as principais características físicas e cognitivas da pessoa com T21 (Síndrome de Down), bem como, a preparação dos profissionais que atuam no contexto escolar para desenvolverem práticas pedagógicas que atendam a necessidade dos alunos com deficiência, bem como, estratégias de ensino e humanização para inclusão.

Imagem do curso CRIAÇÃO DE JOGOS COM SCRATCH - ONLINE
NMEB 1°/2025
Carga Horária: 120

Uso pedagógico do Scratch como recurso didático, incluindo a criação, programação e exportação de jogos e animações interativas para ambientes web, permitindo o uso em navegadores e dispositivos móveis. Instalação do Scratch e desenvolvimento de jogos e atividades educacionais em um ambiente gráfico e intuitivo, promovendo a aprendizagem interativa e a criatividade dos alunos.

Imagem do curso CRIAÇÃO DE JOGOS COM SCRATCH (PRESENCIAL)
NMEB 1°/2025
Carga Horária: 120

O percurso aborda o uso pedagógico do Scratch como recurso didático, incluindo a criação, programação e exportação de jogos para a plataforma virtual, permitindo uso na web, em dispositivos móveis e computadores de mesa. Aplicação e socialização das propostas, além de produção de tutoriais em vídeo com ferramentas gratuitas. 


Imagem do curso DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: APORTES PARA A AÇÃO PEDAGÓGICA.
NMEB 1°/2025
Carga Horária: 90

Percurso de Deficiência intelectual, breve considerações históricas, conceito, graus e diagnóstico, seus impactos sobre as funções executivas superiores, neurociência e plasticidade sua contribuição para o desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual, inclusão escolar: práticas pedagógicas de escolarização.


Imagem do curso DESENVOLVIMENTO HUMANO INCLUSÃO E OS TRANSTORNOS FUNCIONAIS ESPECÍFICOS
NMEB 1°/2025
Carga Horária: 90
Transtornos Funcionais Específicos ( TOD/ TC DISLEXIA e suas DIS TPA). Histórico da implementação da Sala de Apoio SAA- Portaria 414/2022. Legislação da Educação Especial e Inclusiva. EEAA- Portaria 254/2008.Teorias do Desenvolvimento Humano.Teoria Histórico-Cultural e o Currículo em Movimento.

Imagem do curso DIREITOS HUMANOS E SOCIOEDUCAÇÃO
NMEB 1°/2025
Carga Horária: 90

Ressocialização de crianças e jovens em conflito com a lei. Ressocialização no DF. Direitos humanos. Direitos fundamentais. Cidadania. Educação. Cidadania global. A organização do trabalho pedagógico no contexto da Socio educação. Documentos norteadores.

Imagem do curso DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: DESAFIOS E POTENCIALIDADES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS
NMEB 1°/2025
Carga Horária: 90

Inventário como método de pesquisa e organização coletiva da escola do campo diversa e inclusiva. Matrizes formativas, Políticas Públicas da Ed. do Campo e Patrimonial, no DF e BR. O desafio da escuta da diversidade dos sujeitos camponeses e de sua interseccionalidade na escola. Alternância como princípio, metodologia e prática pedagógica. Experiências existosas do Inventário em Escolas do Campo.

Imagem do curso EDUCAÇÃO PRECOCE: INTERAÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA E TEA
NMEB 1°/2025
Carga Horária: 90

Desenvolvimento infantil. Especificidades de crianças com necessidades educativas especiais. Fases do
desenvolvimento cognitivo, motor, emocional, comunicacional e social na infância. Práticas pedagógicas na
Educação Precoce. Estratégias inclusivas na educação infantil. Interação e brincadeira como ferramentas de
aprendizagem. Avaliação e acompanhamento.

Imagem do curso EJA INTERVENTIVA: PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES COM DI E TEA
NMEB 1°/2025
Carga Horária: 90

Compreensão da estrutura da EJA Interventiva, os documentos norteadores e o processos de aprendizagem dos estudantes matriculados nessa interface da EJA na perspectiva da inclusão e na integralidade do sujeito conforme previsto no Currículo em Movimento.

Imagem do curso ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA EAD NO AVA/MOODLE
NMEB 1°/2025
Carga Horária: 90

Percurso de Estratégias Pedagógicas para EAD no AVA/MOODLE para utilização dos recursos e atividades do Moodle de forma autônoma, focando no planejamento e configuração de  cursos/disciplinas no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Imagem do curso EVAE - OFICINA - IDENTIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL - JI 404 NORTE
NMEB 1°/2025
Carga Horária: 30

Oficina para profissionais do Jardim de Infância 404 Norte  com a temática: Identidade da Educação Infantil: Concepções, Projetos e Práticas

Imagem do curso FUNDAMENTOS E PRÁTICA: DISCUSSÃO DE CASOS NA EDUCAÇÃO PRECOCE
NMEB 1°/2025
Carga Horária: 90

Aspectos do desenvolvimento motor, cognitivo e socioemocional. Identificação de sinais de atraso no desenvolvimento. Impactos da para prematuridade e de deficiências no pleno desenvolvimento. Práticas pedagógicas inclusivas. Adaptação de atividades físicas e psicomotoras para crianças com deficiência e em vulnerabilidade. Construção de ambientes seguros e acessíveis, estratégias de interação e estímulo para desenvolvimento integral. 

Imagem do curso GAMIFICAÇÃO DO ENSINO VIA JOGOS INTERPRETATIVOS (RPG)
NMEB 1°/2025
Carga Horária: 90

 Demonstração e prática sobre o processo de gamificação do ensino fundamental e médio através de jogos interpretativos (Role Playing Games ou RPG): criação de mundo, seleção de narrativas, condução das sessões, avaliação e conexão com a economia criativa de jogos.