Reflexões e discussões sobre a conexão entre a Matemática e o cotidiano e entre
diferentes temas matemáticos. Números decimais. Representação fracionária dos números racionais. Sistema monetário. Sistema de medidas: identificação e utilização dos principais instrumentos de medidas presentes
nocontexto sociocultural. Geometria: reconhecimento de figuras planas, cálculo do
perímetro e a área de figuras planas a partir de situações-problema, utilizando a malha quadriculada ou material
concreto.
Panorama histórico da Avaliação Formativa. Níveis da Avaliação. Funções da Avaliação. Critérios para a elaboração de instrumentos/procedimentos de avaliação. Noções básicas sobre descritores/habilidades do Saeb. Compartilhamento.
Oficina para profissionais do Jardim de Infância JI 01 do Cruzeiro com a temática: Identidade da Educação Infantil: Concepções, Projetos e Práticas
Essa oficina propõe dialogar sobre o conhecimento e aplicação de estratégias para escrita dos relatórios individuais das crianças, atende ao artigo 31 da LEI nº 9.394/96, sobre a avaliação por meio de observação sistemática e registros diversos culminando no RDIC, documento redigido ao final do semestre. Além disso, fortalece a implementação do Currículo em Movimento da Educação Básica, o qual destaca a importância de “lançar mão de práticas pedagógicas inovadoras e abertas, que proporcionem as descobertas, o respeito ao momento do desenvolvimento e às necessidades de cada ser humano e, no que diz respeito à primeira infância, que proponham ações educativas com intencionalidade a fim de fomentar o desenvolvimento da criatividade, da colaboração intra e intergeracional, da imaginação e da participação, enfatizando os princípios éticos, estéticos e políticos sobre os quais se fundamentam a Educação Infantil” (DISTRITO FEDERAL, 2018, p. 21). Bem como atende aos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil (DISTRITO FEDERAL, 2019, p. 17), cujo indicador 2.2 defende “promoção de ações que priorizem os momentos destinados à formação continuada” como parâmetro para aferição da qualidade na etapa.
Formação voltada aos gestores escolares acerca do Programa Dinheiro Direto na Escola e
Ações Integradas, sensibilização sobre a qualidade dos dados para o Censo Escolar, o uso adequado
dos recursos, a devida prestação de contas e ferramenta BB Ágil.
Objetiva conhecer a identidade da primeira etapa da Educação; organização do trabalho pedagógico na etapa; atividades criadoras; apropriação da cultura escrita na Educação Infantil.
Aborda estratégias interdisciplinares para a recomposição das aprendizagens nos Anos Finais do Ensino Fundamental, explorando metodologias inovadoras, planejamento pedagógico inclusivo, uso de tecnologias digitais e avaliação formativa. Propõe práticas reflexivas para potencializar o ensino, garantindo aprendizagem significativa e contextualizada.
Organização do Trabalho Pedagógico na Alfabetização. Direitos de aprendizagem. Objetivos de aprendizagem. Ensino de Língua Portuguesa. Práticas de linguagem. Alfabetização e os diversos letramentos no contexto escolar. Letramento matemático. Blocos Matemáticos. Resolução de problemas. Planejamento pedagógico. Intervenção pedagógica. Acompanhamento do processo de alfabetização. Dificuldades de aprendizagem. Alfabetização na perspectiva da inclusão.
O percurso formativo visa fortalecer a prática profissional por meio de encontros valorizam o diálogo e a participação, os círculos de cultura. Utilizando a metodologia desenvolvida por Paulo Freire, os círculos fazem abordagens como Educação Popular, leitura crítica da realidade e currículo integrado, promovendo reflexões sobre práticas pedagógicas e políticas educacionais, autonomia, cidadania. A formação incentiva a troca de experiências e fomenta metodologias participativas, sempre apresentando situações que, por meio de exercício crítico, visam ampliar a autonomia dos educadores e educandos na construção do conhecimento.
O percurso formativo visa fortalecer a prática profissional por meio de encontros valorizam o diálogo e a participação, os círculos de cultura. Utilizando a metodologia desenvolvida por Paulo Freire, os círculos fazem abordagens como Educação Popular, leitura crítica da realidade e currículo integrado, promovendo reflexões sobre práticas pedagógicas e políticas educacionais, autonomia, cidadania. A formação incentiva a troca de experiências e fomenta metodologias participativas, sempre apresentando situações que, por meio de exercício crítico, visam ampliar a autonomia dos educadores e educandos na construção do conhecimento.
O percurso formativo visa fortalecer a prática profissional por meio de encontros valorizam o diálogo e a participação, os círculos de cultura. Utilizando a metodologia desenvolvida por Paulo Freire, os círculos fazem abordagens como Educação Popular, leitura crítica da realidade e currículo integrado, promovendo reflexões sobre práticas pedagógicas e políticas educacionais, autonomia, cidadania. A formação incentiva a troca de experiências e fomenta metodologias participativas, sempre apresentando situações que, por meio de exercício crítico, visam ampliar a autonomia dos educadores e educandos na construção do conhecimento.
Organização do Trabalho Pedagógico na Alfabetização. Direitos de aprendizagem. Objetivos de aprendizagem. Ensino de Língua Portuguesa. Práticas de linguagem. Alfabetização e os diversos letramentos no contexto escolar. Letramento matemático. Blocos Matemáticos. Resolução de problemas. Planejamento pedagógico. Intervenção pedagógica. Acompanhamento do processo de alfabetização. Dificuldades de aprendizagem. Alfabetização na perspectiva da inclusão.
Organização do Trabalho Pedagógico na Alfabetização. Direitos de aprendizagem. Objetivos de aprendizagem. Ensino de Língua Portuguesa. Práticas de linguagem. Alfabetização e os diversos letramentos no contexto escolar. Letramento matemático. Blocos Matemáticos. Resolução de problemas. Planejamento pedagógico. Intervenção pedagógica. Acompanhamento do processo de alfabetização. Dificuldades de aprendizagem. Alfabetização na perspectiva da inclusão.
Organização do Trabalho Pedagógico na Alfabetização. Direitos de aprendizagem. Objetivos de aprendizagem. Ensino de Língua Portuguesa. Práticas de linguagem. Alfabetização e os diversos letramentos no contexto escolar. Letramento matemático. Blocos Matemáticos. Resolução de problemas. Planejamento pedagógico. Intervenção pedagógica. Acompanhamento do processo de alfabetização. Dificuldades de aprendizagem. Alfabetização na perspectiva da inclusão.
Organização do Trabalho Pedagógico na Alfabetização. Direitos de aprendizagem. Objetivos de aprendizagem. Ensino de Língua Portuguesa. Práticas de linguagem. Alfabetização e os diversos letramentos no contexto escolar. Letramento matemático. Blocos Matemáticos. Resolução de problemas. Planejamento pedagógico. Intervenção pedagógica. Acompanhamento do processo de alfabetização. Dificuldades de aprendizagem. Alfabetização na perspectiva da inclusão.
Planejamento Pedagógico e a rotina na Alfabetização
Conceitos e orientações que permeiam o atendimento pedagógico para estudantes em
tratamento de saúde no ambiente hospitalar e/ou domiciliar. Histórico, marcos legais, conceituação e
definições acerca do AEHD. Diversos aspectos referentes à vivência de crianças e adolescentes que
enfrentam o adoecimento e a hospitalização. Perfil do professor e a organização do trabalho
pedagógico em ambiente hospitalar e domiciliar. Acesso à uma educação humanizada e
emancipatória.