O seminário compõe as comemorações dos 10 anos da Revista Com Censo (RCC), configurando um espaço de palestras e reflexões com testemunhos dos primeiros autores da revista e participação professores, estudantes, formadores, pesquisadores dos Grupos de Pesquisa da EAPE, parceiros, gestores, convidados, além das representantes das CREs/UNIEBs e Instituições de pesquisa. Iniciadas em fevereiro de 2024 as celebrações vêm reunindo e promovendo dados bibliométricos da RCC, pesquisas, eventos formativos, entrevistas, o Selo RCC 10 Anos, entre outras ações. Como culminância das celebrações, ocorre a Exposição virtual das Capas da Revista e o Lançamento da Versão online da edição comemorativa da RCC 10 anos, o Dossiê Temático na edição RCC#38, cujo caderno traz artigos e relatos sobre o papel do periódico científico na Educação Básica e os possíveis caminhos futuros para a produção de conhecimento no campo da perspectiva do tripé formação-pesquisa-publicação.
O percurso "INICIAÇÃO ÀS CARREIRAS MAGISTÉRIO E PPGE" é destinado aos integrantes da carreira Magistério Público e Carreira PPGE, na modalidade EAD, com carga horária de 90h - autoformativo. Visa apresentar a organização pedagógica e administrativa da SEEDF, bem como articular o uso das tecnologias digitais e inovações no contexto educacional. A avaliação se dará pela participação e realização das atividades propostas no AVA ao longo do percurso.
Oficina voltada para a produção de jogos e brincadeiras que favoreçam os processos de ensino e de aprendizagens.
Oficina de similação de escavação pedagógica, com objetivos de promover a arqueologia, o conhecimento científico, relacionando outras discplinas, com base em vivências lúdicas.
Oficina para promover vivências lúdicas e criativas com jogos pedagógicos de Matemática para professores atuantes em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Esse percurso visa o trabalho com a Rede de Proteção com todos os partícipes na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar e seus efeitos na educação.
O curso Cine Diversidade é uma proposta cultural e pedagógica de enfrentamento à crescente onda de violência nas escolas do Distrito Federal. Sabendo-se que a maior parte dessas violências no ambiente escolar nasce de preconceitos e discriminações contra mulheres, pessoas negras, LGBTs, indígenas e PCDs, este curso se propõe a promover, a partir da linguagem cinematográfica, a reflexão e a conscientização de profissionais que atuam nas escolas do DF para que possam reconhecer estas violências, muitas vezes invisibilizadas, e combatê-las a partir de uma prática pedagógica embasada na valorização da diversidade.
Este percurso visa o desenvolvimento de expertises para a elaboração de projetos de pesquisa em educação e áreas afins voltados a profissionais da educação que pretendem, além de aprimorar seus conhecimentos no campo da investigação científica e intervenção, ingressarem em programas de mestrado ou doutorado.
Percurso destinado a realização de atendimentos individualizados de orientação de anteprojeto de pesquisa, para fins de aprovações em programas de pós graduação stricto sensu.
Segundo o Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para Políticas
Públicas, “Educação Alimentar e Nutricional - EAN, no contexto da realização do Direito
Humano à Alimentação Adequada e da garantia da Segurança Alimentar e Nutricional, é
um campo de conhecimento e de prática contínua e permanente, transdisciplinar,
intersetorial e multiprofissional que visa promover a prática autônoma e voluntária de
hábitos alimentares saudáveis. Nesse sentido e com esse propósito, propomos a oficina.
O percurso Maria da Penha vai à Escola: abordagem técnica das situações de violência sexual visa formação aos profissionais da rede de enfrentamento na identificação, no acolhimento e no encaminhamento das situações de violência sexual e identificadas no contexto escolar.
Vivenciar práticas pedagógicas lúdicas e criativas em perspectiva interdisciplinar, oportunizando intervenções e aprendizagens para todas as etapas da educação básica.
Oportunizar vivências em práticas do Origami na perspectiva do Desenvolvimento Integral do Ser Humano.
Produção e apropriação de recursos e técnicas pedagógicas que promovam condições de acesso à aprendizagens
significativas por meio da Ludicidade e de práticas que incluam a diversidade da sala de aula.
Vivenciar atividades didático-pedagógicas criativas, lúdicas e sustentáveis por meio de técnicas e ferramentas de Scrapbook favorecendo aprendizagens e ações pedagógicas mais significativas.
Vivenciar atividades didático-pedagógicas criativas, lúdicas e sustentáveis por meio de técnicas e ferramentas de Scrapbook favorecendo aprendizagens e ações pedagógicas mais significativas.
Vivenciar atividades didático pedagógicas criativas, lúdicas e sustentáveis por meio do Scrapbook a fim de contribuir com ações pedagógicas escolares e aprendizagens mais significativas.
Formar o Gestor escolar para execução de múltiplas funções, em situações práticas do cotidiano. Realizar mentoria compartilhando conhecimentos com seus pares.
O curso tem como objetivo promover a formação continuada das profissionais da educação para atuação transversal, crítica e interseccional sobre História da África e sua importância para a formação do “mundo diaspórico” em especial do Brasil.
Desconstruir estereótipos de gênero para combater o sexismo que gera violência contra meninas, mulheres e identidades de gênero-sexo dissidentes a partir da legislação brasileira e práticas pedagógicas. O curso abordará a legislação de proteção de meninas, mulheres e pessoas sexo-gênero dissidentes, os estudos sobre masculinidades para desarticular essas violências e a sensibilidade analítica pautada pela interseccionalidade, são formas de proteção, cuidado e produção de conhecimento para a desconstrução da cultura sexista.
Formar o Gestor escolar para execução de múltiplas funções, em situações práticas do cotidiano. Realizar mentoria compartilhando conhecimentos com seus pares.
Este percurso foi projetado para promover a reflexão de professores, orientadores educacionais e servidores da Carreira de Política Pública e Gestão Educacional, visando redefinir a forma como percebem e lidam com os conflitos no ambiente escolar. Além disso, oferece uma compreensão do complexo cenário que envolve os processos de violência nas escolas, auxiliando no (re)conhecimento das habilidades essenciais para a eficaz mediação de conflitos escolares.