Imagem do curso REFLEXÕES SOBRE A SURDOCEGUEIRA: DEFINIÇÕES TEÓRICAS
GEMEB 2°/2024
Carga Horária: 90

O percurso pretende  proporcionar conhecimento, desmitificando conceitos de modo a compreender o atendimento aos estudantes surdocegos atendidos na SEDF

Imagem do curso ALFABETIZAÇÃO E OS MULTILETRAMENTOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA
GEMEB 2°/2024
Carga Horária: 90

O curso Alfabetização e os multiletramentos na educação e jovens e adultos, proposto na modalidade híbrida, com 90h de duração, busca compreender o processo de alfabetização dos sujeitos da EJA na perspectiva dos multiletramentos.

Imagem do curso ANÁLISE FUNCIONAL DA VISÃO
GEMEB 2°/2024
Carga Horária: 90

O Curso de Analise Funcional da Visão tem como objetivo trabalhar o resíduo visual de alunos com deficiência, permitindo adaptações personalizadas no ambiente educacional. Essa capacitação promove a inclusão efetiva, garantindo acesso `a educação.

Imagem do curso ATUAÇÃO DA PEDAGOGA E OS FORMULÁRIOS DA EQUIPE ESPECIALIZADA DE APOIO À APRENDIZAGEM
GEMEB 2°/2024
Carga Horária: 90

Promover a elaboração de estratégias e a utilização dos formulários do SEAA nas ações da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem, a partir da Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, bem como da Orientação Pedagógica do SEAA nas Unidades Educacionais.


Imagem do curso ATUAÇÃO DA(O) PEDAGOGA(O) DA EQUIPE ESPECIALIZADA DE APOIO À APRENDIZAGEM
GEMEB 2°/2024
Carga Horária: 90

Promover ações da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem, a partir da Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, bem como da Orientação Pedagógica do SEAA nas Unidades Educacionais.


Imagem do curso CONFECÇÃO DE MATERIAIS BILÍNGUES PARA ESTUDANTES SURDOS/DAS – ANOS INICIAIS
GEMEB 2°/2024
Carga Horária: 30

Promover formação continuada aos profissionais da Educação Básica nos Anos Iniciais, de forma híbrida, para confecção de materiais bilíngues na atuação com estudantes surdos/DAs e suas singularidades: perspectiva Bilingue, escolarização e desenvolvimento linguístico

Imagem do curso DESENVOLVIMENTO HUMANO, INCLUSÃO E OS TRANSTORNOS FUNCIONAIS ESPECÍFICOS.
GEMEB 2°/2024
Carga Horária: 90

Este curso será desenvolvido de forma híbrida e contará com 90 horas. O objetivo é refletir sobre as teorias do desenvolvimento e da  aprendizagem humana, em perspectiva  inclusiva , com vistas ao aprimoramento da prática dos profissionais da educação junto a estudantes com transtornos funcionais específicos.

Imagem do curso DF AlFABETIZADO
GEMEB 2°/2024
Carga Horária: 90

Essa formação visa apresentar o Programa DF Alfabetizado  – 2024 e, em acolhida aos alfabetizadores e coordenadores locais, demonstrar a importância da participação de todas as pessoas envolvidas na execução deste Programa, que passam a trabalhar pela inclusão social de pessoas jovens, adultas e idosas por meio da educação informal, como ação educativa inicial para incluí-las, posteriormente, no sistema formal de educação da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, por meio da efetivação da matrícula dessas pessoas na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Imagem do curso DIVERSIFICANDO O ITINERÁRIO FORMATIVO INTEGRADOR – IFI DO ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL
GEMEB 2°/2024
Carga Horária: 90

 O curso pretende preparar coordenadores locais para implementar práticas pedagógicas inovadoras, baseadas na Aprendizagem baseada em Projetos, Empreendedorismo e Inovação, especificamente adaptadas para o contexto da educação em tempo integral. Ao final do curso, os participantes deverão ser capazes de conceber e coordenar projetos e estratégias educacionais que promovam o engajamento dos alunos, desenvolver habilidades empreendedoras e preparar os estudantes para os desafios do século XXI.

Imagem do curso INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
GEMEB 2°/2024
Carga Horária: 90

Este curso compartilha conhecimentos básicos para a compreensão das características e suportes necessários ao ensino de pessoas com/no Transtorno do Espectro Autista (TEA) em uma perspectiva inclusiva.

Imagem do curso INTRODUÇÃO À AUDIODESCRIÇÃO EM CONTEXTO ESCOLAR
GEMEB 2°/2024
Carga Horária: 60

Este curso pretende introduzir os conceitos básicos relacionados à deficiência visual, acessibilidade e suas dimensões e tecnologias assistivas específicas. Além de compreender a audiodescrição enquanto tecnologia assistiva de acessibilidade comunicacional.

Imagem do curso INVENTÁRIO DA REALIDADE: PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS, LUDICIDADE E INCLUSÃO
GEMEB 2°/2024
Carga Horária: 90

Nessa formação vamos compreender que a elaboração ou atualização do Inventário da realidade não deve ser compreendida como mais uma atividade extra para a escola ou o(a) professor(a) de forma isolada, mas que pode ser uma prática curricular coletiva e cotidiana, realizada de forma processual, participativa e lúdica, com o fim de garantir a todos os estudantes das escolas do campo a efetivação de suas aprendizagens e de seus direitos plenos de cidadania.


Imagem do curso LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: MÓDULO BÁSICO II
GEMEB 2°/2024
Carga Horária: 90

Aprofundamento no léxico e na gramática da Língua Brasileira de Sinais (Libras), com foco no atendimento educacional do estudante Surdo na SEDF.

Imagem do curso LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: MÓDULO INTERMEDIÁRIO I
GEMEB 2°/2024
Carga Horária: 90

Aprofundamento no léxico e na gramática da Língua Brasileira de Sinais (Libras), com foco no atendimento educacional do estudante Surdo na SEDF.


Imagem do curso METODOLOGIAS PROBLEMATIZADORAS NA OFERTA DE PROJETOS E/OU PROGRAMAS NA EJA
GEMEB 2°/2024
Carga Horária: 90

Instigar reflexões e promover a implementação de ações voltadas para o aprimoramento da organização do trabalho pedagógico na Educação de Jovens e Adultos. Este aprimoramento será fundamentado em metodologias problematizadoras, além da concepção e implementação de Projetos e/ou Programas educacionais como ferramentas essenciais para potencializar o processo de aprendizagem nesse contexto específico.

Imagem do curso MONITOR: ATRIBUIÇÕES E REFLEXÕES - NOÇÕES EM PRIMEIROS SOCORROS
GEMEB 2°/2024
Carga Horária: 3

Conhecer a legislação aplicada as práticas, atribuições, competências e aos procedimentos relacionados a rotina dos servidores que atuam na Carreira Assistência - Monitores em Gestão Educacional


Imagem do curso O AUTISMO E O BRINCAR NA ESCOLA
GEMEB 2°/2024
Carga Horária: 90

Este curso será realizado em uma perspectiva híbrida, com 90 horas de duração. O objetivo é compreender as particularidades do TEA e estabelecer relações com os fundamentos teórico-metodológicos que envolvem a intervenção por meio do jogo em  uma abordagem Histórico-Cultural.

Imagem do curso O PAPEL DA PSICOLOGIA ESCOLAR NAS ESCOLAS DO DF
GEMEB 2°/2024
Carga Horária: 30

A integração de novos psicólogos na Secretaria de Educação do Distrito Federal é uma oportunidade crucial para fortalecer a atuação desses profissionais nas escolas. Considerando a complexidade do ambiente escolar, a implementação de um curso inicial de formação é uma estratégia essencial para garantir que esses profissionais estejam preparados para enfrentar os desafios do cotidiano escolar de maneira competente, ética e eficaz. Isso não só fortalece a prática profissional dos psicólogos, mas também contribui para a construção de uma educação de qualidade e equitativa no Distrito Federal.


Imagem do curso OFICINA GUARÁ - CONFECÇÃO DE MATERIAIS BILÍNGUES PARA ESTUDANTES SURDOS/DAS
GEMEB 2°/2024
Carga Horária: 30

Fomentar a dialética das práticas pedagógicas nos processos de escolarização, aquisição e desenvolvimento de linguagem. Promover reflexões sobre a Educação Bilíngue, identidades e Cultura Surda, produção de materiais bilíngues para estudantes Surdos/DAs.


Imagem do curso PLANALTINA, DA REALIDADE AO “INVENTÁRIO DA REALIDADE”: POR UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO INCLUSIVA E EM MOVIMENTO
GEMEB 2°/2024
Carga Horária: 90

Com o foco na Escolas do Campo de Planaltina DF, nessa oficina vamos compreender que a elaboração ou atualização do Inventário da realidade não deve ser compreendida como mais uma atividade extra para a escola ou o(a) professor(a) de forma isolada, mas que pode ser uma prática curricular coletiva e cotidiana, realizada de forma processual, participativa, inclusiva e lúdica, com o fim de garantir a todos os estudantes das escolas do campo a efetivação de suas aprendizagens e de seus direitos plenos de cidadania.


Imagem do curso PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PRECOCE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
GEMEB 2°/2024
Carga Horária: 60

Este curso tem por objetivo aprimorar a prática pedagógica e as vivências no Programa de Educação Precoce – PEP,  reconhecendo a importância do desenvolvimento integral das crianças em suas primeiras etapas de vida. Visa proporcionar a prática profissional explorando técnicas que auxiliam no desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social.

Imagem do curso TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
GEMEB 2°/2024
Carga Horária: 90

O curso atende professores e profissionais da educação, visando melhorar práticas pedagógicas, adquirir competências em tecnologia assistiva e cumprir diretrizes legislativas. Proporciona compreensão teórica e prática, capacitando para promover inclusão, potencializar aprendizagem e garantir desenvolvimento pleno dos alunos com necessidades especiais.

Imagem do curso TRADUTOR E INTÉPRETE DE LIBRAS E PORTUGUÊS NO CONTEXTO EDUCACIONAL
GEMEB 2°/2024
Carga Horária: 90

O curso busca promover o conhecimento teórico alinhado às práticas que contribuam para a atuação profissional do professor que exerce a função de tradutor e intérprete de Libras no contexto educacional.


Imagem do curso TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA POR MEIO DE PROJETOS
GEMEB 2°/2024
Carga Horária: 60

Essa ação de formação pretende formar coordenadores locais e professores para liderar e implementar práticas pedagógicas de Projetos e de Educação Transformadora, especialmente adaptadas ao contexto da Educação em Tempo Integral.