O percurso pretende proporcionar conhecimento, desmitificando conceitos de modo a compreender o atendimento aos estudantes surdocegos atendidos na SEDF
O curso Alfabetização e os multiletramentos na educação e jovens e adultos, proposto na modalidade híbrida, com 90h de duração, busca compreender o processo de alfabetização dos sujeitos da EJA na perspectiva dos multiletramentos.
O Curso de Analise Funcional da Visão tem como objetivo trabalhar o resíduo visual de alunos com deficiência, permitindo adaptações personalizadas no ambiente educacional. Essa capacitação promove a inclusão efetiva, garantindo acesso `a educação.
Promover a elaboração de estratégias e a utilização dos formulários do SEAA nas ações da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem, a partir da Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, bem como da Orientação Pedagógica do SEAA nas Unidades Educacionais.
Promover ações da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem, a partir da Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, bem como da Orientação Pedagógica do SEAA nas Unidades Educacionais.
Promover formação
continuada aos profissionais da Educação Básica nos Anos Iniciais, de forma
híbrida, para confecção de materiais bilíngues na atuação com estudantes
surdos/DAs e suas singularidades: perspectiva
Bilingue, escolarização e desenvolvimento linguístico
Este curso será desenvolvido de forma híbrida e contará com 90 horas. O objetivo é refletir sobre as teorias do desenvolvimento e da aprendizagem humana, em perspectiva inclusiva , com vistas ao aprimoramento da prática dos profissionais da educação junto a estudantes com transtornos funcionais específicos.
Essa formação visa apresentar o Programa DF Alfabetizado – 2024 e, em acolhida aos
alfabetizadores e coordenadores locais, demonstrar a importância da participação de todas as
pessoas envolvidas na execução deste Programa, que passam a trabalhar pela inclusão social
de pessoas jovens, adultas e idosas por meio da educação informal, como ação educativa inicial
para incluí-las, posteriormente, no sistema formal de educação da Secretaria de Estado de
Educação do Distrito Federal, por meio da efetivação da matrícula dessas pessoas na modalidade
de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O curso pretende preparar coordenadores locais para implementar práticas pedagógicas inovadoras, baseadas na
Aprendizagem baseada em Projetos, Empreendedorismo e Inovação, especificamente adaptadas para o
contexto da educação em tempo integral. Ao final do curso, os participantes deverão ser capazes de
conceber e coordenar projetos e estratégias educacionais que promovam o engajamento dos alunos,
desenvolver habilidades empreendedoras e preparar os estudantes para os desafios do século XXI.
Este curso compartilha conhecimentos básicos para a compreensão das
características e suportes necessários ao ensino de pessoas com/no Transtorno do Espectro
Autista (TEA) em uma perspectiva inclusiva.
Este curso pretende introduzir os conceitos básicos relacionados à deficiência visual, acessibilidade e suas dimensões e tecnologias assistivas específicas. Além de compreender a audiodescrição enquanto tecnologia assistiva de acessibilidade comunicacional.
Nessa formação vamos compreender que a elaboração ou atualização do Inventário da realidade não deve ser compreendida como mais uma atividade extra para a escola ou o(a) professor(a) de forma isolada, mas que pode ser uma prática curricular coletiva e cotidiana, realizada de forma processual, participativa e lúdica, com o fim de garantir a todos os estudantes das escolas do campo a efetivação de suas aprendizagens e de seus direitos plenos de cidadania.
Aprofundamento no léxico e na gramática da Língua Brasileira de Sinais (Libras), com foco no atendimento educacional do estudante Surdo na SEDF.
Aprofundamento no léxico e na gramática da Língua Brasileira de Sinais (Libras), com foco no atendimento educacional do estudante Surdo na SEDF.
Instigar reflexões e promover a implementação de ações voltadas para o aprimoramento da organização do trabalho pedagógico na Educação de Jovens e Adultos. Este aprimoramento será fundamentado em metodologias problematizadoras, além da concepção e implementação de Projetos e/ou Programas educacionais como ferramentas essenciais para potencializar o processo de aprendizagem nesse contexto específico.
Conhecer a legislação aplicada as práticas, atribuições, competências e aos procedimentos relacionados a rotina dos servidores que atuam na Carreira Assistência - Monitores em Gestão Educacional
Este
curso será realizado em uma perspectiva híbrida, com 90 horas de duração. O
objetivo é compreender as particularidades do TEA e estabelecer relações com os
fundamentos teórico-metodológicos que envolvem a intervenção por meio do jogo
em uma abordagem Histórico-Cultural.
A integração de novos psicólogos na Secretaria de Educação do Distrito Federal é uma oportunidade crucial para fortalecer a atuação desses profissionais nas escolas. Considerando a complexidade do ambiente escolar, a implementação de um curso inicial de formação é uma estratégia essencial para garantir que esses profissionais estejam preparados para enfrentar os desafios do cotidiano escolar de maneira competente, ética e eficaz. Isso não só fortalece a prática profissional dos psicólogos, mas também contribui para a construção de uma educação de qualidade e equitativa no Distrito Federal.
Fomentar
a dialética das práticas
pedagógicas nos processos de escolarização, aquisição e desenvolvimento de linguagem.
Promover reflexões sobre a Educação Bilíngue, identidades e
Cultura Surda, produção de materiais bilíngues para estudantes Surdos/DAs.
Com o foco na Escolas do Campo de Planaltina DF, nessa oficina vamos compreender que a elaboração ou atualização do Inventário da realidade não deve ser compreendida como mais uma atividade extra para a escola ou o(a) professor(a) de forma isolada, mas que pode ser uma prática curricular coletiva e cotidiana, realizada de forma processual, participativa, inclusiva e lúdica, com o fim de garantir a todos os estudantes das escolas do campo a efetivação de suas aprendizagens e de seus direitos plenos de cidadania.
Este curso tem por objetivo aprimorar a prática pedagógica e as vivências no Programa de Educação Precoce – PEP, reconhecendo a importância do desenvolvimento integral das crianças em suas primeiras etapas de vida. Visa proporcionar a prática profissional explorando técnicas que auxiliam no desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social.
O curso atende professores e profissionais da educação, visando melhorar
práticas pedagógicas, adquirir competências em tecnologia assistiva e
cumprir diretrizes legislativas. Proporciona compreensão teórica e
prática, capacitando para promover inclusão, potencializar aprendizagem e
garantir desenvolvimento pleno dos alunos com necessidades especiais.
O curso busca promover o conhecimento teórico alinhado às práticas que contribuam para a atuação profissional do professor que exerce a função de tradutor e intérprete de Libras no contexto educacional.
Essa ação de formação pretende formar coordenadores locais e professores para liderar e implementar práticas pedagógicas de Projetos e de Educação Transformadora, especialmente adaptadas ao contexto da Educação em Tempo Integral.