Características estruturais e pedagógicas da 4ª geração do Programa de Avaliação Seriada da UnB, bem como as princiais tendências
O minicurso focará no Programa Escrevendo o Futuro, realizado pelo CENPEC, criado com o intuito de promover cursos de formação continuada docente e presente na página https://www.escrevendoofuturo.org.br/, bem como na Olimpíada da Língua Portuguesa, concurso realizado, de modo bienal, pelo Programa. Analisaremos as atividades e seu uso como um recurso para a aprendizagem e o ensino de leitura e escrita, permitindo análises outras, tais como a autoria estudantil.
A vocação educacional de alcançar o pleno desenvolvimento da pessoa, prepara-la para o exercício da cidadania e qualifica-la para o trabalho é escplhida por aqueles que decidem servir e amar os jovens, as famílias, a sociedade e a nação e desejam contribuir concretamente o legado mais importante de todos: a construção de uma sociedade e a nação e desejam contribuir concretamente o legado mais importante de todos: a construção de uma sociedade justa, fraterna e livre.
Vamos refletir juntos uma educação para a integridade que favorecerá o uso das tecnologias da informação para a construção de seres humanos plenos e de uma sociedade harmônica e fraterna.
O minicurso “Acolhimento e inserção das crianças no ambiente escolar” apresenta aos educadores estratégias pedagógicas indicadas para o planejamento, incluindo a participação das famílias, de ações individualizadas para melhor atender cada criança, tendo em vista o estabelecimento de vínculos positivos e o alcance da qualidade do acolhimento/inserção da criança no contexto da Educação Infantil.
O percurso formativo Alfaletrando: Alfabetização e os diversos
letramentos no contexto escolar (Parte I) busca refletir, discutir e repensar a
Organização do Trabalho Pedagógico na Alfabetização, ampliando o olhar docente sobre
o ensino da língua e o letramento matemático no planejamento, intervenção e
acompanhamento do processo de alfabetização.
O percurso formativo Alfaletrando: Alfabetização e os diversos
letramentos no contexto escolar (Parte I) busca refletir, discutir e repensar a
Organização do Trabalho Pedagógico na Alfabetização, ampliando o olhar docente sobre
o ensino da língua e o letramento matemático no planejamento, intervenção e
acompanhamento do processo de alfabetização.
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o ensino da língua e o letramento matemático no planejamento, intervenção e
acompanhamento do processo de alfabetização.
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o ensino da língua e o letramento matemático no planejamento, intervenção e
acompanhamento do processo de alfabetização.
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o ensino da língua e o letramento matemático no planejamento, intervenção e
acompanhamento do processo de alfabetização.
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acompanhamento do processo de alfabetização.
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o ensino da língua e o letramento matemático no planejamento, intervenção e
acompanhamento do processo de alfabetização.
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acompanhamento do processo de alfabetização.
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acompanhamento do processo de alfabetização.
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acompanhamento do processo de alfabetização.
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acompanhamento do processo de alfabetização.
A formação de professores de Arte é específica, em cursos de Licenciatura em Artes Visuais, em Dança, em Música ou em Teatro. São 4 graduações diferentes que, apesar das de todas as relações possíveis, são linguagens distintas que apresentam currículos particulares para cada área de formação. Desta forma, assim como em outras áreas do conhecimento, a formação em uma área não habilita licenciados para atuação em outras
O percurso tem como objetivo primordial capacitar os profissionais da rede pública de ensino do Distrito Federal. Por meio de uma abordagem teórico-prática, propõe-se ferramentas e exemplos concretos para enfrentar os desafios e promover as mudanças essenciais na implementação da Organização Escolar em Ciclos de Aprendizagem nos Anos Finais da Educação Básica; visando garantir experiências de aprendizagens significativas e inclusivas para todos os estudantes.
Importante temática a ser tratada, a transição escolar perpassa etapas e modalidades de ensino e deve considerar os movimentos que ocorrem diariamente nas escolas, entendendo que os sujeitos devem ser protagonistas das suas próprias trajetórias.
O percurso representa uma rara oportunidade de instrumentalização para os complexos desafios enfrentados na coordenação pedagógica. Serão explorados temas cruciais que moldam a eficácia do coordenador, incluindo gestão escolar, elaboração de projetos pedagógicos, formação contínua e a compreensão do papel do coordenador em meio à complexidade do ambiente educacional.
A violência sexual contra crianças e adolescentes é um problema urgente em nossa sociedade, e ignorar essa realidade tão dolorosa é no mínimo criminoso. Diante de tal violência é crucial quebrar o silêncio, inclusive dentro dos lares, sem qualquer tipo de preconceito com as vítimas. Contra as trevas da ignorância, impõe-se a luz do conhecimento. Desse modo, precisamos promover a educação e cabe a nós, como profissionais, responsáveis e cidadãos, dar o primeiro passo para construir uma realidade mais segura e promissora para nossas crianças e adolescentes.
As culturas matemática e científica estão presentes no cotidiano
humano desde os primeiros anos de vida. As crianças têm direito aos saberes da astronomia, biologia,
química, geologia, meteorologia, física e matemática, uma vez que se interessam por
descobrir e têm a capacidade de investigar a vida e o
mundo ao seu redor. A apropriação de conceitos matemáticos e científicos é fundamental no
desenvolvimento da imaginação, conduzindo a processos de criação, tão
relevantes para a THC, no entanto, essas proposições ainda se constituem como
um desafio na Educação Infantil. Este minicurso propõe notas introdutórias de subsídios para este trabalho, considerando a periodização do desenvolvimento infantil e a organização curricular em campos de experiências, notas as quais serão aprofundadas no curso semestral de título similar.