Imagem do curso A 4ª GERAÇÃO DO PAS/UnB
GETEB 1°/2024
Carga Horária: 3

Características estruturais e pedagógicas da 4ª geração do Programa de Avaliação Seriada da UnB, bem como as princiais tendências

Imagem do curso A OCASIÃO FAZ O ESCRITOR: LEITURA E AUTORIA ESTUDANTIL
GETEB 1°/2024
Carga Horária: 3

O minicurso focará no Programa Escrevendo o Futuro, realizado pelo CENPEC, criado com o intuito de promover cursos de formação continuada docente e presente na página https://www.escrevendoofuturo.org.br/, bem como na Olimpíada da Língua Portuguesa, concurso realizado, de modo bienal, pelo Programa. Analisaremos as atividades e seu uso como um recurso para a aprendizagem e o ensino de leitura e escrita, permitindo análises outras, tais como a autoria estudantil.

Imagem do curso A RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO PARA INTEGRIDADE NA ERA DIGITAL
GETEB 1°/2024
Carga Horária: 3

A vocação educacional de alcançar o pleno desenvolvimento da pessoa, prepara-la para o exercício da cidadania e qualifica-la para o trabalho é escplhida por aqueles que decidem servir e amar os jovens, as famílias, a sociedade e a nação e desejam contribuir concretamente o legado mais importante de todos: a construção de uma sociedade e a nação e desejam contribuir concretamente o legado mais importante de todos: a construção de uma sociedade justa, fraterna e livre.

Vamos refletir juntos uma educação para a integridade que favorecerá o uso das tecnologias da informação para a construção de seres humanos plenos e de uma sociedade harmônica e fraterna.

Imagem do curso ACOLHIMENTO E INSERÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
GETEB 1°/2024
Carga Horária: 3

O minicurso “Acolhimento e inserção das crianças no ambiente escolar” apresenta aos educadores estratégias pedagógicas indicadas para o planejamento, incluindo a participação das famílias, de ações individualizadas para melhor atender cada criança, tendo em vista o estabelecimento de vínculos positivos e o alcance da qualidade do acolhimento/inserção da criança no contexto da Educação Infantil.

Imagem do curso ALFALETRANDO: ALFABETIZAÇÃO E OS DIVERSOS LETRAMENTOS NO CONTEXTO ESCOLAR (PARTE I - ALFABETIZADORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS) - CRE BRAZLÂNDIA
GETEB 1°/2024
Carga Horária: 90

O percurso formativo Alfaletrando: Alfabetização e os diversos letramentos no contexto escolar (Parte I) busca refletir, discutir e repensar a Organização do Trabalho Pedagógico na Alfabetização, ampliando o olhar docente sobre o ensino da língua e o letramento matemático no planejamento, intervenção e acompanhamento do processo de alfabetização.

Imagem do curso ALFALETRANDO: ALFABETIZAÇÃO E OS DIVERSOS LETRAMENTOS NO CONTEXTO ESCOLAR (PARTE I - ALFABETIZADORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS) - CRE CEILÂNDIA
GETEB 1°/2024
Carga Horária: 90

O percurso formativo Alfaletrando: Alfabetização e os diversos letramentos no contexto escolar (Parte I) busca refletir, discutir e repensar a Organização do Trabalho Pedagógico na Alfabetização, ampliando o olhar docente sobre o ensino da língua e o letramento matemático no planejamento, intervenção e acompanhamento do processo de alfabetização.

Imagem do curso ALFALETRANDO: ALFABETIZAÇÃO E OS DIVERSOS LETRAMENTOS NO CONTEXTO ESCOLAR (PARTE I - ALFABETIZADORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS) - CRE GAMA
GETEB 1°/2024
Carga Horária: 90

O percurso formativo Alfaletrando: Alfabetização e os diversos letramentos no contexto escolar (Parte I) busca refletir, discutir e repensar a Organização do Trabalho Pedagógico na Alfabetização, ampliando o olhar docente sobre o ensino da língua e o letramento matemático no planejamento, intervenção e acompanhamento do processo de alfabetização.

Imagem do curso ALFALETRANDO: ALFABETIZAÇÃO E OS DIVERSOS LETRAMENTOS NO CONTEXTO ESCOLAR (PARTE I - ALFABETIZADORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS) - CRE GUARÁ
GETEB 1°/2024
Carga Horária: 90

O percurso formativo Alfaletrando: Alfabetização e os diversos letramentos no contexto escolar (Parte I) busca refletir, discutir e repensar a Organização do Trabalho Pedagógico na Alfabetização, ampliando o olhar docente sobre o ensino da língua e o letramento matemático no planejamento, intervenção e acompanhamento do processo de alfabetização.

Imagem do curso ALFALETRANDO: ALFABETIZAÇÃO E OS DIVERSOS LETRAMENTOS NO CONTEXTO ESCOLAR (PARTE I - ALFABETIZADORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS) - CRE NÚCLEO BANDEIRANTE
GETEB 1°/2024
Carga Horária: 90

O percurso formativo Alfaletrando: Alfabetização e os diversos letramentos no contexto escolar (Parte I) busca refletir, discutir e repensar a Organização do Trabalho Pedagógico na Alfabetização, ampliando o olhar docente sobre o ensino da língua e o letramento matemático no planejamento, intervenção e acompanhamento do processo de alfabetização.

Imagem do curso ALFALETRANDO: ALFABETIZAÇÃO E OS DIVERSOS LETRAMENTOS NO CONTEXTO ESCOLAR (PARTE I - ALFABETIZADORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS) - CRE PARANOÁ
GETEB 1°/2024
Carga Horária: 90

O percurso formativo Alfaletrando: Alfabetização e os diversos letramentos no contexto escolar (Parte I) busca refletir, discutir e repensar a Organização do Trabalho Pedagógico na Alfabetização, ampliando o olhar docente sobre o ensino da língua e o letramento matemático no planejamento, intervenção e acompanhamento do processo de alfabetização.

Imagem do curso ALFALETRANDO: ALFABETIZAÇÃO E OS DIVERSOS LETRAMENTOS NO CONTEXTO ESCOLAR (PARTE I - ALFABETIZADORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS) - CRE PLANALTINA
GETEB 1°/2024
Carga Horária: 90

O percurso formativo Alfaletrando: Alfabetização e os diversos letramentos no contexto escolar (Parte I) busca refletir, discutir e repensar a Organização do Trabalho Pedagógico na Alfabetização, ampliando o olhar docente sobre o ensino da língua e o letramento matemático no planejamento, intervenção e acompanhamento do processo de alfabetização.

Imagem do curso ALFALETRANDO: ALFABETIZAÇÃO E OS DIVERSOS LETRAMENTOS NO CONTEXTO ESCOLAR (PARTE I - ALFABETIZADORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS) - CRE PLANO PILOTO
GETEB 1°/2024
Carga Horária: 90

O percurso formativo Alfaletrando: Alfabetização e os diversos letramentos no contexto escolar (Parte I) busca refletir, discutir e repensar a Organização do Trabalho Pedagógico na Alfabetização, ampliando o olhar docente sobre o ensino da língua e o letramento matemático no planejamento, intervenção e acompanhamento do processo de alfabetização.

Imagem do curso ALFALETRANDO: ALFABETIZAÇÃO E OS DIVERSOS LETRAMENTOS NO CONTEXTO ESCOLAR (PARTE I - ALFABETIZADORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS) - CRE RECANTO DAS EMAS
GETEB 1°/2024
Carga Horária: 90

O percurso formativo Alfaletrando: Alfabetização e os diversos letramentos no contexto escolar (Parte I) busca refletir, discutir e repensar a Organização do Trabalho Pedagógico na Alfabetização, ampliando o olhar docente sobre o ensino da língua e o letramento matemático no planejamento, intervenção e acompanhamento do processo de alfabetização.

Imagem do curso ALFALETRANDO: ALFABETIZAÇÃO E OS DIVERSOS LETRAMENTOS NO CONTEXTO ESCOLAR (PARTE I - ALFABETIZADORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS) - CRE SAMAMBAIA
GETEB 1°/2024
Carga Horária: 90

O percurso formativo Alfaletrando: Alfabetização e os diversos letramentos no contexto escolar (Parte I) busca refletir, discutir e repensar a Organização do Trabalho Pedagógico na Alfabetização, ampliando o olhar docente sobre o ensino da língua e o letramento matemático no planejamento, intervenção e acompanhamento do processo de alfabetização.

Imagem do curso ALFALETRANDO: ALFABETIZAÇÃO E OS DIVERSOS LETRAMENTOS NO CONTEXTO ESCOLAR (PARTE I - ALFABETIZADORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS) - CRE SANTA MARIA
GETEB 1°/2024
Carga Horária: 90

O percurso formativo Alfaletrando: Alfabetização e os diversos letramentos no contexto escolar (Parte I) busca refletir, discutir e repensar a Organização do Trabalho Pedagógico na Alfabetização, ampliando o olhar docente sobre o ensino da língua e o letramento matemático no planejamento, intervenção e acompanhamento do processo de alfabetização.

Imagem do curso ALFALETRANDO: ALFABETIZAÇÃO E OS DIVERSOS LETRAMENTOS NO CONTEXTO ESCOLAR (PARTE I - ALFABETIZADORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS) - CRE SÃO SEBASTIÃO
GETEB 1°/2024
Carga Horária: 90

O percurso formativo Alfaletrando: Alfabetização e os diversos letramentos no contexto escolar (Parte I) busca refletir, discutir e repensar a Organização do Trabalho Pedagógico na Alfabetização, ampliando o olhar docente sobre o ensino da língua e o letramento matemático no planejamento, intervenção e acompanhamento do processo de alfabetização.

Imagem do curso ALFALETRANDO: ALFABETIZAÇÃO E OS DIVERSOS LETRAMENTOS NO CONTEXTO ESCOLAR (PARTE I - ALFABETIZADORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS) - CRE SOBRADINHO
GETEB 1°/2024
Carga Horária: 90

O percurso formativo Alfaletrando: Alfabetização e os diversos letramentos no contexto escolar (Parte I) busca refletir, discutir e repensar a Organização do Trabalho Pedagógico na Alfabetização, ampliando o olhar docente sobre o ensino da língua e o letramento matemático no planejamento, intervenção e acompanhamento do processo de alfabetização.

Imagem do curso ALFALETRANDO: ALFABETIZAÇÃO E OS DIVERSOS LETRAMENTOS NO CONTEXTO ESCOLAR (PARTE I - ALFABETIZADORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS) - CRE TAGUATINGA
GETEB 1°/2024
Carga Horária: 90

O percurso formativo Alfaletrando: Alfabetização e os diversos letramentos no contexto escolar (Parte I) busca refletir, discutir e repensar a Organização do Trabalho Pedagógico na Alfabetização, ampliando o olhar docente sobre o ensino da língua e o letramento matemático no planejamento, intervenção e acompanhamento do processo de alfabetização.

Imagem do curso ALFALETRANDO: ALFABETIZAÇÃO E OS DIVERSOS LETRAMENTOS NO CONTEXTO ESCOLAR (PARTE I - ARTICULADORES REGIONAIS E LOCAIS) - EAPE
GETEB 1°/2024
Carga Horária: 90

O percurso formativo Alfaletrando: Alfabetização e os diversos letramentos no contexto escolar (Parte I) busca refletir, discutir e repensar a Organização do Trabalho Pedagógico na Alfabetização, ampliando o olhar docente sobre o ensino da língua e o letramento matemático no planejamento, intervenção e acompanhamento do processo de alfabetização.

Imagem do curso ARTE-EDUCAÇÃO, ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE ARTE E A RELAÇÃO COM SUA ÁREA DE FORMAÇÃO
GETEB 1°/2024
Carga Horária: 3

A formação de professores de Arte é específica, em cursos de Licenciatura em Artes Visuais, em Dança, em Música ou em Teatro. São 4 graduações diferentes que, apesar das de todas as relações possíveis, são linguagens distintas que apresentam currículos particulares para cada área de formação. Desta forma, assim como em outras áreas do conhecimento, a formação em uma área não habilita licenciados para atuação em outras

Imagem do curso CONSTRUINDO UM PROJETO DE TRANSIÇÃO ESCOLAR
GETEB 1°/2024
Carga Horária: 3

Importante temática a ser tratada, a transição escolar perpassa etapas e modalidades de ensino e deve considerar os movimentos que ocorrem diariamente nas escolas, entendendo que os sujeitos devem ser protagonistas das suas próprias trajetórias.

Imagem do curso COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA - COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS E HABILIDADES DA DIMENSÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL.
GETEB 1°/2024
Carga Horária: 90

O percurso representa uma rara oportunidade de instrumentalização para os complexos desafios enfrentados na coordenação pedagógica. Serão explorados temas cruciais que moldam a eficácia do coordenador, incluindo gestão escolar, elaboração de projetos pedagógicos, formação contínua e a compreensão do papel do coordenador em meio à complexidade do ambiente educacional.

Imagem do curso CRIANÇAS, ADOLESCENTES E VIOLÊNCIAS: POR UM OLHAR PROTETIVO
GETEB 1°/2024
Carga Horária: 3

A violência sexual contra crianças e adolescentes é um problema urgente em nossa sociedade, e ignorar essa realidade tão dolorosa é no mínimo criminoso. Diante de tal violência é crucial quebrar o silêncio, inclusive dentro dos lares, sem qualquer tipo de preconceito com as vítimas. Contra as trevas da ignorância, impõe-se a luz do conhecimento. Desse modo, precisamos promover a educação e cabe a nós, como profissionais, responsáveis e cidadãos, dar o primeiro passo para construir uma realidade mais segura e promissora para nossas crianças e adolescentes.

Imagem do curso CULTURA CIENTÍFICA E MATEMÁTICA NOS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS
GETEB 1°/2024
Carga Horária: 3

Crianças brincando de trem com bambolês.As culturas matemática e científica estão presentes no cotidiano humano desde os primeiros anos de vida. As crianças têm direito aos saberes da astronomia, biologia, química, geologia, meteorologia, física e matemática, uma vez que se interessam por descobrir e têm a capacidade de investigar a vida e o mundo ao seu redor. A apropriação de conceitos matemáticos e científicos é fundamental no desenvolvimento da imaginação, conduzindo a processos de criação, tão relevantes para a THC, no entanto, essas proposições ainda se constituem como um desafio na Educação Infantil. Este minicurso propõe notas introdutórias de subsídios para este trabalho, considerando a periodização do desenvolvimento infantil e a organização curricular em campos de experiências, notas as quais serão aprofundadas no curso semestral de título similar.