O Curso busca auxiliar na elaboração de estratégias, por parte do(a) pedagogo(a), para a operacionalização das ações da EEAA, tendo como base principal documental a
Orientação Pedagógica do SEAA e o
Curriculo em Movimentos e como aporte teórico a Psicologia Histórico-Cultural e a
Pedagogia Histórico-Crítica.
O curso Alfabetização e os multiletramentos na
educação e jovens e adultos, proposto na modalidade híbrida, com 90h de
duração, busca compreender o processo de alfabetização dos sujeitos da EJA na
perspectiva dos multiletramentos.
O curso de Atendimento na Educação Física na Perspectiva do Paradesporto tem por alvo principal alcançar os professores de Educação Física da Rede Pública Regular de ensino do Distrito Federal possibilitando para os mesmos o conhecimento das diversas deficiências e modalidades esportivas voltadas para esse público específico de estudantes. O curso vai levar os professores à uma reflexão mais crítica sobre a sua atuação com os estudantes com deficiência nas aulas de educação física nas classes regulares promovendo no ambiente escolar e nas aulas de educação física a participação ativa, o desenvolvimento integral e a inclusão social do estudante com deficiência por meio do esporte.
.O que um "apto" na Educação Profissional? Que procedimentos avaliativos podem ser adotados para verificar se realmente ocorreu a aprendizagem? Essas e outras perguntas serão objeto de reflexão do minicurso "Avaliação em movimento: estratégias para Educação Profissional", uma proposta formativa para docentes que queiram construir avaliaçãoes alinhadas à formação de perfis profissionais.
Promover reflexões sobre linguagem e língua, Educação Bilíngue, identidades e Cultura Surda, para futuras produções de materiais
bilíngues para estudantes Surdos/DAs.
O minicurso se baseia nos pressupostos teóricos do Currículo em Movimento da SEEDF (DISTRITO FEDERAL, 2014) e na portaria 414/2022 que fala sobre os transtornos funcionais específicos (dislexia, TDAH,TOD TPA ).
O Seminário objetiva possibilitar o debate sobre o que de fato significa o Capacitismo no intuito de concientizar os profissionais da educação e toda a comunidade sobre seu significado e os desafios para realização de ações anticapacitistas levando em consideração a diversidade a acessibilidade. Haverá o lançamento do vídeo: Capacitismo sob a ótica da Pessoa com Deficiência realizado por Profissionais da Educação que se voluntariaram para participar dessa proposta.
Fomentar a dialética das práticas pedagógicas nos processos de escolarização,
aquisição e desenvolvimento de linguagem. Promover reflexões sobre
a Educação Bilíngue, identidades e Cultura Surda, produção de materiais
bilíngues para estudantes Surdos/DAs. Curso híbrido de 90h, certificação
solicitada na banca de aptidão da SEEDF. Acessibilidade/Comunicação/Ludicidade/Musicalidade em Libras.
Este curso compartilha os conhecimentos básicos para a compreensão das
características e suportes necessários ao ensino de pessoas com/no Transtorno do Espectro
Autista (TEA).
Por que inventariar a realidade é fundamental para a educação do campo?
No Minicurso, vamos apresentar vários elementos para responder esta pergunta, desde os diferentes contextos históricos e científicos onde inventariar aspectos da realidade se tornou uma regra; as perspectivas pedagógicas e metodológicas que subsidiam a construção do Inventário da Realidade; a importância e os impactos positivos deste trabalho para a OTP; algumas sugestões de caminhos ou sequência didática para o planejamento coletivo (e lúdico) do inventariar e o contato com exemplos inspiradores de Inventários de escolas do campo do DF.
Nessa formação, vamos compreender que a elaboração ou atualização do Inventário da realidade não deve ser entendida como mais uma atividade extra para a escola ou o(a) professor(a) de forma isolada, mas pode ser uma prática curricular coletiva e cotidiana, realizada de forma processual, participativa e lúdica, com o fim de garantir a todos os estudantes das escolas do campo a efetivação de suas aprendizagens e de seus direitos plenos de cidadania.
A proposta de minicurso que ora se apresenta propõem-se discutir, junto aos docentes da EJA, a relevância da alfabetização visual, no processo de aquisição da leitura e escrita, bem como a importância da intertextualidade na inserção de práticas em contextos cognitivos e comunicativos de experiências compartilhadas.
Aprofundamento no léxico e na gramática da Língua Brasileira de Sinais (Libras), com foco no atendimento educacional do estudante Surdo na SEDF.
Apresentar a Libras, Língua Brasileira de Sinais como meio de comunicação e expressão, oriundo das comunidades surdas do Brasil.
Instigar reflexões e promover a implementação de ações voltadas para o aprimoramento da organização do trabalho pedagógico na Educação de Jovens e Adultos. Este aprimoramento será fundamentado em metodologias problematizadoras, além da concepção e implementação de Projetos e/ou Programas educacionais como ferramentas essenciais para potencializar o processo de aprendizagem nesse contexto específico.
Essa proposta do minicurso AEE, visa monstra a importância da capacitação continuada para os docentes que irão atuar dentro da sala de recursos - SR, no viés do processo de inclusão escolar da SEEDF.
Neste minicurso apresentamos o percurso Adequações Curriculares: Planejamento e Registros,
perpassando algumas das temáticas importantes para a educação especial e
inclusiva. Os aspectos práticos estarão diretamente relacionados ao
preenchimento do formulário de adequações curriculares para os Anos Iniciais de
escolarização.
O Minicurso de Libras tem o objetivo de divulgar os cursos de Libras ofertados pela EAPE com o intuito de capacitar os profissionais da educação para a oferta de atendimento bilíngue em Libras ao estudantes das escola públicas do Distrito Federal.
O Minicurso em/para Direitos Humanos será desenvolvido de forma dialógica, entre pares, para um entendimento do que seja direitos humanos na atualidade e como se deu essa construção ao longo das sociedades modernas ideologicamente. Hoje, além de falarmos sobre direitos humanos temos que trazer à tona questões sobre a dignidade humana, como esta está ( ou não) presente nas relações sociais e nas dinâmicas educativas no Brasil e , de forma particular, no Distrito Federal, numa perspectiva histórico crítica através das normativas legais e do Currículo em Movimento.
O minicurso se destina a fomentar o debate sobre Atendimento Educacional Especializado embasado na teoria histórico-cultural e nos fundamentos da educação inclusiva. Em oportuno, será divulgado o percurso AEE, ofertado em 2024, sendo este espaço um momento de reflexão relacionado a construção do processo de aprendizagem e intervenções por meio da adequação curricular, acessibilidade e uso de tecnologia assistiva para o público da Educação Especial.
Esse minicurso visa o debate sobre o Paradesporto e as possibilidades dos professores da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal quanto ao conhecimento sobre essa temática, possibilitando o conhecimento sobre a proposta formativa para 2024 com vistas ao atendimento aos estudantes com deficiência na perspectiva do esporte.
A oficina apresenta as estratégias de acessibilidade promovendo orientações aos professores , acerca da atuação em Sala de Recursos como Ledor ou Transcritor.
O minicurso "Na Esteira da Educação Profissional e Tecnológica" apresenta a evolução dessa modalidade de ensino no DF, sua adaptação às transformações tecnológicas e o papel no desenvolvimento social e econômico. No minicurso será abordado informações importantes sobre os cursos de Qualificação Profissional e Cursos Técnicos.
A ação pretende apresentar as principais deficiências e transtornos e a relação entre o acolhimento e inclusão na Educação de Jovens e Adultos. A abordagem irá refletir sobre a escuta sensível, o reconhecimento dos saberes, as histórias de vida entendendo esses como ferramentas de avaliação diagnóstica que possibilitam trabalhar a inclusão dos estudantes e suas necessidades educacionais.