Imagem do curso A ATUAÇÃO DO(A) PEDAGOGO(A) NA EQUIPE ESPECIALIZADA DE APOIO À APRENDIZAGEM.
GEMEB 1°/2024
Carga Horária: 90

O Curso busca auxiliar na elaboração de estratégias, por parte do(a) pedagogo(a), para a operacionalização das ações da EEAA, tendo como base principal documental a Orientação Pedagógica do SEAA e o Curriculo em Movimentos e como aporte teórico a Psicologia Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica.

Imagem do curso ALFABETIZAÇÃO E OS MULTILETRAMENTOS NA EDUCAÇÃO E JOVENS E ADULTOS- EJA
GEMEB 1°/2024
Carga Horária: 90

O curso Alfabetização e os multiletramentos na educação e jovens e adultos, proposto na modalidade híbrida, com 90h de duração, busca compreender o processo de alfabetização dos sujeitos da EJA na perspectiva dos multiletramentos.

Imagem do curso Atendimento na Educação Física na Perspectiva do Paradesporto
GEMEB 1°/2024
Carga Horária: 90

O curso de Atendimento na Educação Física na Perspectiva do Paradesporto tem por alvo principal alcançar os professores de Educação Física da Rede Pública Regular de ensino do Distrito Federal possibilitando para os mesmos o conhecimento das diversas deficiências e modalidades esportivas voltadas para esse público específico de estudantes. O curso vai levar os professores à uma reflexão mais crítica sobre a sua atuação com os estudantes com deficiência nas aulas de educação física nas classes regulares promovendo no ambiente escolar e nas aulas de educação física a participação ativa, o desenvolvimento integral e a inclusão social do estudante com deficiência por meio do esporte.

.


Imagem do curso AVALIAÇÃO EM MOVIMENTO: ESTRATÉGIAS PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
GEMEB 1°/2024
Carga Horária: 3

O que um "apto" na Educação Profissional? Que procedimentos avaliativos podem ser adotados para verificar se realmente ocorreu a aprendizagem? Essas e outras perguntas serão objeto de reflexão do minicurso "Avaliação em movimento: estratégias para Educação Profissional", uma proposta formativa para docentes que queiram construir avaliaçãoes alinhadas à formação de perfis profissionais. 

Imagem do curso CONHECENDO A EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA O ESTUDANTE SURDO/DA – ANOS INICIAIS
GEMEB 1°/2024
Carga Horária: 3

Promover reflexões sobre linguagem e língua, Educação Bilíngue, identidades e Cultura Surda, para futuras produções de materiais bilíngues para estudantes Surdos/DAs.

Imagem do curso DESENVOLVIMENTO HUMANO, INCLUSÃO E OS TRANSTRONOS FUNCIONAIS ESPECÍFICOS
GEMEB 1°/2024
Carga Horária: 3

O minicurso se baseia nos pressupostos teóricos do Currículo em Movimento da SEEDF (DISTRITO FEDERAL, 2014) e na portaria 414/2022 que fala sobre os transtornos funcionais específicos (dislexia, TDAH,TOD TPA ).


Imagem do curso SEMINÁRIO: DIALOGOS SOBRE ACESSIBILIDADE “ PENSAR E AGIR POR UMA SOCIEDADE ANTICAPACITISTA”
GEMEB 1°/2024
Carga Horária: 3

O Seminário objetiva possibilitar o debate sobre o que de fato significa o Capacitismo no intuito de concientizar os profissionais da educação e toda a comunidade sobre seu significado e os desafios para realização de ações anticapacitistas levando em consideração a diversidade a acessibilidade.  Haverá o lançamento do vídeo: Capacitismo sob a ótica da Pessoa com Deficiência realizado por Profissionais da Educação que se voluntariaram para participar dessa proposta.


Imagem do curso EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA ESTUDANTES SURDOS/DAs - EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS
GEMEB 1°/2024
Carga Horária: 90

Fomentar a dialética das práticas pedagógicas nos processos de escolarização, aquisição e desenvolvimento de linguagem. Promover reflexões sobre a Educação Bilíngue, identidades e Cultura Surda, produção de materiais bilíngues para estudantes Surdos/DAs. Curso híbrido de 90h, certificação solicitada na banca de aptidão da SEEDF. Acessibilidade/Comunicação/Ludicidade/Musicalidade em Libras.

Imagem do curso ESPECIFICIDADES PARA O ENSINO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
GEMEB 1°/2024
Carga Horária: 90

Este curso compartilha os conhecimentos básicos para a compreensão das características e suportes necessários ao ensino de pessoas com/no Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Imagem do curso IINVENTÁRIO DA REALIDADE DAS ESCOLAS DO CAMPO
GEMEB 1°/2024
Carga Horária: 3

Por que inventariar a realidade é fundamental para a educação do campo? 

No Minicurso, vamos apresentar vários elementos para responder esta pergunta, desde os diferentes contextos históricos e científicos onde inventariar aspectos da realidade se tornou uma regra; as perspectivas pedagógicas e metodológicas que subsidiam a construção do Inventário da Realidade; a importância e os impactos positivos deste trabalho para a OTP; algumas sugestões de caminhos ou sequência didática para o planejamento coletivo (e lúdico) do inventariar e o contato com exemplos inspiradores de Inventários de escolas do campo do DF.

Imagem do curso Inventário da realidade: perspectivas pedagógicas, ludicidade e inclusão
GEMEB 1°/2024
Carga Horária: 90

Nessa formação, vamos compreender que a elaboração ou atualização do Inventário da realidade não deve ser entendida como mais uma atividade extra para a escola ou o(a) professor(a) de forma isolada, mas pode ser uma prática curricular coletiva e cotidiana, realizada de forma processual, participativa e lúdica, com o fim de garantir a todos os estudantes das escolas do campo a efetivação de suas aprendizagens e de seus direitos plenos de cidadania.


Imagem do curso LEITURA DE IMAGENS E INTERTEXTUALIDADE NA EJA
GEMEB 1°/2024
Carga Horária: 3

A proposta de minicurso que ora se apresenta propõem-se discutir, junto aos docentes da EJA, a relevância da alfabetização visual, no processo de aquisição da leitura e escrita, bem como a importância da intertextualidade na inserção de práticas em contextos cognitivos e comunicativos de experiências compartilhadas.

Imagem do curso Libras Avançado 2
GEMEB 1°/2024
Carga Horária: 90

Aprofundamento no léxico e na gramática da Língua Brasileira de Sinais (Libras), com foco no atendimento educacional do estudante Surdo na SEDF.


Imagem do curso Libras Básico 2
GEMEB 1°/2024
Carga Horária: 90
Aprofundamento no léxico e na gramática da Língua Brasileira de Sinais (Libras), com foco no atendimento educacional do estudante Surdo na SEDF.
Imagem do curso LIBRAS BÁSICO I
GEMEB 1°/2024
Carga Horária: 90

Apresentar a Libras, Língua Brasileira de Sinais como meio de comunicação e expressão, oriundo das comunidades surdas do Brasil. 

Imagem do curso Metodologias Problematizadoras na Oferta de Projetos e/ou Programas na EJA.
GEMEB 1°/2024
Carga Horária: 90

Instigar reflexões e promover a implementação de ações voltadas para o aprimoramento da organização do trabalho pedagógico na Educação de Jovens e Adultos. Este aprimoramento será fundamentado em metodologias problematizadoras, além da concepção e implementação de Projetos e/ou Programas educacionais como ferramentas essenciais para potencializar o processo de aprendizagem nesse contexto específico.

Imagem do curso MINICURSO - ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AEE
GEMEB 1°/2024
Carga Horária: 3

Essa proposta do minicurso AEE, visa monstra a importância da capacitação continuada para os docentes que irão atuar dentro da sala de recursos - SR, no viés do processo de inclusão escolar da SEEDF.

Imagem do curso Minicurso Adequações Curriculares nos Anos Iniciais
GEMEB 1°/2024
Carga Horária: 3

Neste minicurso apresentamos o percurso Adequações Curriculares: Planejamento e Registros, perpassando algumas das temáticas importantes para a educação especial e inclusiva. Os aspectos práticos estarão diretamente relacionados ao preenchimento do formulário de adequações curriculares para os Anos Iniciais de escolarização.

Imagem do curso Minicurso de Libras
GEMEB 1°/2024
Carga Horária: 3

O Minicurso de Libras tem o objetivo de divulgar os cursos de Libras ofertados pela EAPE com o intuito de capacitar os profissionais da educação para a oferta de atendimento bilíngue em Libras ao estudantes das escola públicas do Distrito Federal.

Imagem do curso MINICURSO DIREITOS HUMANOS: DIÁLOGO SOBRE DIGNIDADE DOS SUJEITOS DA EDUCAÇÃO
GEMEB 1°/2024
Carga Horária: 3

O Minicurso em/para Direitos Humanos será desenvolvido de forma dialógica, entre pares, para um entendimento do que seja direitos humanos na atualidade e como se deu essa construção ao longo das sociedades modernas ideologicamente. Hoje, além de falarmos sobre direitos humanos temos que trazer à tona questões sobre a dignidade humana, como esta está ( ou não) presente nas relações sociais e nas dinâmicas educativas no Brasil e , de forma particular, no Distrito Federal, numa perspectiva histórico crítica através das normativas legais e do Currículo em Movimento.


Imagem do curso MINICURSO: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
GEMEB 1°/2024
Carga Horária: 3

O minicurso se destina a fomentar o debate sobre Atendimento Educacional Especializado embasado na teoria histórico-cultural e nos fundamentos da educação inclusiva. Em oportuno, será divulgado o percurso AEE, ofertado em 2024, sendo este espaço um momento de reflexão relacionado a construção do processo de aprendizagem e intervenções por meio da adequação curricular, acessibilidade e uso de tecnologia assistiva para o público da Educação Especial. 

Imagem do curso MINICURSO: ATENDIMENTO NA EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA DO PARADESPORTO
GEMEB 1°/2024
Carga Horária: 3

Esse minicurso visa o debate sobre o Paradesporto e as possibilidades dos professores da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal quanto ao conhecimento sobre essa temática, possibilitando o conhecimento sobre a proposta formativa para 2024 com vistas ao atendimento aos estudantes com deficiência na perspectiva do esporte.

Imagem do curso MINICURSO: LEDOR/TRANSCRITOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA
GEMEB 1°/2024
Carga Horária: 3

A oficina apresenta as estratégias de acessibilidade promovendo orientações aos professores , acerca da atuação em Sala de Recursos como Ledor ou Transcritor. 

Imagem do curso NA ESTEIRA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
GEMEB 1°/2024
Carga Horária: 3

O minicurso "Na Esteira da Educação Profissional e Tecnológica" apresenta a evolução dessa modalidade de ensino no DF, sua adaptação às transformações tecnológicas e o papel no desenvolvimento social e econômico. No minicurso será abordado informações importantes sobre os cursos de Qualificação Profissional e Cursos Técnicos.

Imagem do curso O ACOLHIMENTO E A INCLUSÃO NA EJA: ESTRATÉGIAS PARA APRENDIZAGENS, PERMANÊNCIA E FORMAÇÃO CIDADÃ
GEMEB 1°/2024
Carga Horária: 3

A ação pretende apresentar as principais deficiências e transtornos e a relação entre o acolhimento e inclusão na Educação de Jovens e Adultos. A abordagem irá refletir sobre a escuta sensível, o reconhecimento dos saberes, as histórias de vida entendendo esses como ferramentas de avaliação diagnóstica que possibilitam trabalhar a inclusão dos estudantes e suas necessidades educacionais.