Promover o aperfeiçoamento teórico e prático dos profissionais como mediadores no exercício da narração de histórias, incentivando ludicamente, uma aproximação dos estudantes com o universo literário, a fim de favorecer a sensibilização, a reflexão e a criticidade a partir da literatura escolhida.
Promover práticas lúdicas e reflexões em diálogo com as orientações pedagógicas do Currículo em Movimento.
Reconhecer a existência e a importância das ancestralidades negras e indígenas, bem como suas práticas culturais, saberes familiares e/ou comunitários na formação do Brasil, acionando-os na promoção de uma educação afro e indigenamente centrada.
Corpo, gênero e diversidade sexual na perspectiva do Currículo em Movimento.
Promover espaços dialógicos de estudo, reflexão e compartilhamento de práticas sobre a Educação para a Cultura da Paz e a convivência pacífica nas dimensões intrapessoal, interpessoal e ambiental.
O objetivo do percurso é propiciar reflexões teórico-práticas sobre o processo indissociável e dialético do desenvolvimento emocional-cognitivo dos sujeitos envolvidos nas relações de aprendizagens a partir da Teoria Histórico-cultural.
A presente formação visa promover a formação de educadores/as ambientais com o intuito de aprofundar conhecimentos técnico-pedagógicos e ambientais sobre o Cerrado, utilizando-se dos conhecimentos científicos contidos no Museu do Cerrado (www.museucerrado.com.br), visando contribuir para reverter a médio e curto prazos os efeitos de devastação do bioma, buscando a formação de cidadãos críticos, conscientes e ativos comprometidos com a sustentabilidade planetária.
Qualificar os profissionais da educação por meio da difusão dos marcos legais da educação ambiental e abordagens pedagógicas transversais, de forma a contribuir para a mudança de práticas pedagógicas sobre a sustentabilidade ambiental planetária.
Proporcionar aos profissionais da SEEDF e partícipes da rede formação nas áreas de prevenção e enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, Lei Maria da Penha e rede de proteção.
Oportunizar a formação dos profissionais de educação e da rede partícipe, no tema da violência sexual, bem como no encaminhamento das situações de violência sexual identificadas no contexto escolar.
Promover o desenvolvimento integral dos servidores, abordando autoconhecimento por meio das características positivas do indivíduo, resgatando a autoestima por meio das finanças pessoais.
Vivenciar atividades didático-pedagógicas criativas, lúdicas e sustentáveis por meio de técnicas do Scrapbook a fim de contribuir com as ações pedagógicas escolares e aprendizagens mais significativas.
Propiciar a atualização dos conhecimentos de redação oficial de acordo com os padrões das comunicações oficiais do GDF para utilização no Sistema Eletrônico de Informação - SEI.
Suscitar reflexões sobre o brincar e sua importância no âmbito educacional, ampliando o repertório de brincadeiras dos professores e demais cursistas, além de estudar manifestações culturais do Brasil