Discutir as propostas didático-pedagógicas para o ensino da língua portuguesa no ciclo de alfabetização.
Compreender a importância da brincadeira e das interações para os processos de aprendizagens e desenvolvimento infantil à luz da Teoria Histórico-Cultural – THC e repensar novas possibilidades de brincadeiras na organização do trabalho pedagógico.
Articular estratégias e conhecimentos que permitam o desenvolvimento de competências necessárias para o desenvolvimento de habilidades, atendendo necessidades profissionais e a prática docente, com fulcro nas aprendizagens.
Experimentar propostas corporais com foco na percepção e expressividade tendo como mote o movimento através da dança, pela perspectiva da Arte a partir do Currículo em Movimento da SEEDF.
Toda formação continuada é sem dúvida um passo importante para o reconhecimento e a valorização dos docentes da Educação Básica. O “Descomplicando a Matemática”, está dividido em uma aula inaugural com a Professora Ma. Raimunda de Oliveira com o tema: Resolução de problemas e o desenvolvimento do letramento matemático” e 03 Oficinas que ocorrerão de maneira presencial. O que se espera é que possamos contribuir para ampliar o debate acerca desse campo de atuação, subsidiando professores(as) a discutir e a repensar seus saberes-fazeres pedagógicos e melhor compreender concepções, conceitos, procedimentos, atividades e atitudes que subjazem ao seu cotidiano na escola e nos grupos-classe, tendo em vista a progressão continuada das aprendizagens de todos os estudantes.
Equipe UNIEB
Contribuir para o aperfeiçoamento dos profissionais da Educação Básica no que se refere ao ensino de Geografia do Distrito Federal.
Formar, aperfeiçoar e aprofundar a prática docente para atuar na realidade do Novo Ensino Médio, por meio da apropriação das bases legais, dos pressupostos teóricos da BNCC e dos Itinerários Formativos, para que os docentes possam refletir acerca das diversas possibilidades decorrentes da nova organização do trabalho pedagógico da etapa.
Promover experiências teórico-práticas com abordagens e metodologias ativas para atuação com o “Projeto de Vida” na escola.
Proporcionar aos professores da Educação Básica vivências de brincadeiras e jogos lúdicos que possam contribuir para uma prática pedagógica atenta às orientações pedagógicas do Currículo em Movimento.
Promover a prática com utilização de materiais concretos para o ensino de uma matemática reflexiva e lúdica.