Imagem do curso EDUCAÇÃO PATRIMONIAL, DIVERSIDADE E MEIO AMBIENTE NO DISTRITO FEDERAL - 2022 (EAD) - GITEAD - 90hs
1º SEMESTRE - 2022
Carga Horária: 90

O Curso EAD Educação Patrimonial, Diversidade e Meio Ambiente no Distrito Federal é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado de Educação do DF e da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do DF (Iphan-DF). Em março de 2020, os órgãos assinaram o Termo de Cooperação nº 001, pelo qual se comprometem a desenvolver, em conjunto, ações e materiais de educação patrimonial, que contemplem as múltiplas dimensões do patrimônio cultural e suas relações com o território distrital.

Este curso integra as ações do Termo de Cooperação. Seu objetivo primordial é oferecer aos/às docentes da rede pública de ensino um contato inicial com temáticas relacionadas ao trabalho cotidiano do patrimônio cultural e, ainda mais, permitir que esse conteúdo seja trabalhado em sala de aula. Parte-se do princípio de que a escola constitui uma rede de aprendizado mútuo entre docentes, funcionários e estudantes, a partir de suas interações com e no espaço.

Se o processo de aprendizagem é, por essência, coletivo, a construção do curso teria de necessariamente partir de mais de uma pessoa, uma instituição, um órgão. Cada um dos módulos foi escrito por especialistas em suas áreas de atuação, com o envolvimento de muitas instituições da cultura e da educação: a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (SECEC-DF), o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Universidade de Brasília (UnB), o Núcleo de Educação Patrimonial do Iphan, além de professores e professoras pertencentes ao quadros da Secretaria, responsáveis pelas mais diversas disciplinas no cotidiano de seu trabalho. 

Esperamos que tenham uma leitura proveitosa e que este material seja um instrumento de aprimoramento e de multiplicação da educação patrimonial no Distrito Federal!

 

Hélvia Paranaguá

Secretária de Estado de Educação do Distrito Federal


Saulo Santos Diniz
Superintendente do Iphan no Distrito Federal