Imagem do curso EAD - Educação Patrimonial, Diversidade e Meio Ambiente no Distrito Federal - SEEDF-IPHAN - GITEAD - 90h
2º Semestre - 2021
Carga Horária: 90

O Curso EAD Educação Patrimonial, Diversidade e Meio Ambiente no Distrito Federal é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado de Educação do DF e da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do DF (Iphan-DF). Em março de 2020, os órgãos assinaram o Termo de Cooperação nº 001, pelo qual se comprometem a desenvolver, em conjunto, ações e materiais de educação patrimonial, que contemplem as múltiplas dimensões do patrimônio cultural e suas relações com o território distrital.

Este curso integra as ações do Termo de Cooperação. Seu objetivo primordial é oferecer aos/às docentes da rede pública de ensino um contato inicial com temáticas relacionadas ao trabalho cotidiano do patrimônio cultural e, ainda mais, permitir que esse conteúdo seja trabalhado em sala de aula. Parte-se do princípio de que a escola constitui uma rede de aprendizado mútuo entre docentes, funcionários e estudantes, a partir de suas interações com e no espaço.

Se o processo de aprendizagem é, por essência, coletivo, a construção do curso teria de necessariamente partir de mais de uma pessoa, uma instituição, um órgão. Cada um dos módulos foi escrito por especialistas em suas áreas de atuação, com o envolvimento de muitas instituições da cultura e da educação: a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (SECEC-DF), o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Universidade de Brasília (UnB), o Núcleo de Educação Patrimonial do Iphan, além de professores e professoras pertencentes ao quadros da Secretaria, responsáveis pelas mais diversas disciplinas no cotidiano de seu trabalho. 

Esperamos que tenham uma leitura proveitosa e que este material seja um instrumento de aprimoramento e de multiplicação da educação patrimonial no Distrito Federal!

 

Hélvia Paranaguá

Secretária de Estado de Educação do Distrito Federal


Saulo Santos Diniz
Superintendente do Iphan no Distrito Federal

Imagem do curso Formação para a UNIGEP - 2ºsemestre - GETEB - 30hs
2º Semestre - 2021
Carga Horária: 30

A organização da proposta está dividida em dois encontros. O Primeiro Módulo trata de uma contextualização da realidade do Ensino Médio no Brasil e no DF, além de uma exposição sobre o arcabouço teórico e os marcos legais do novo currículo em movimento da SEEDF. No Segundo Módulo será abordado como será a construção das modulações das Unidades Escolares que ofertam o Novo Ensino Médio, de forma que atenda às diretrizes pedagógicas do NEM e às Portarias vigentes referentes à lotação e à atuação dos servidores da Carreira Magistério Público do Distrito Federal.

Assim, a proposta é apresentar os pressupostos teóricos do Novo Ensino Médio, o novo Currículo da educação básica e a sua importância na contextualização da realidade social dos nossos estudantes, não esquecendo de ressaltar o respeito e a aprendizagem na elaboração de um conhecimento colaborativo e autônomo. 

O quadro a seguir sumariza as informações acerca dos módulos e unidades temáticas correspondentes.

Módulo 1 - Novo Ensino Médio no Brasil e no contexto do Distrito Federal, Fundamentos Teóricos e Marcos Legais na Rede Pública do DF. A (re)organização pedagógico-administrativa do Ensino Médio no Distrito Federal/As principais mudanças. Desafios e perspectivas contemporâneas/Introdução à Formação Geral Básica: a organização por áreas do conhecimento e unidades temáticas/Eixos Transversais do Currículo em Movimento e Temas contemporâneos da BNCC. Formação Geral Básica (FGB) e as aprendizagens essenciais/Estudo e análise das Unidades Temáticas e a aprendizagem por área de conhecimento pelos professores das respectivas áreas. Introdução aos Itinerários Formativos: diferentes percursos para aprofundamento./ Eixos estruturantes e objetivos de aprendizagem./ As escolhas dos estudantes. / Unidades Eletivas Orientadas. 

Módulo 2 - Modulação do Novo Ensino Médio. Apresentação do Novo Formulário. Distribuição de carga horária na Formação Geral Básica e nos Itinerários Formativos. 

Referências: 

ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: buscando rigor e qualidade. Cadernos de Pesquisa, n.113, p. 51-64, julho / 2001.

Brasil, Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017.

____, Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

____, PORTARIA Nº 1.432, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2018.

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

GASPARIN, J. L & PETENUCCI, M. C; Pedagogia Histórico-Crítica: Da Teoria à Prática no Contexto Escolar. Disponível em: file:///C:/Users/Cliente/Documents/EAPE/3%20encontro%20%20Curriculo/DPHC.pdf

_________, J. L. Uma didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. Campinas: Autores Associados, 5° ed. rev., 2012.

MORAN, José. Mudando a educação com metodologias ativas.

Disponível em: < https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/bibliografia-PGCIMA-canela.pdf>. Acesso em: 03 nov. 2019.

Imagem do curso Formação para a Uniplat - 2º Semestre - GETEB-60hs
2º Semestre - 2021
Carga Horária: 60
  • Objetivo Geral
  • Objetivo Específico: