Imagem do curso A FOTOGRAFIA COMO RECURSO EDUCACIONAL
NMEB 2º/2025

O Percurso A Fotografia como Recurso Educacional contribui para a formação do educador, facilitando a compreensão da importância da produção da imagem fotográfica e sua utilização como linguagem e recurso no ambiente escolar. O estudo e análise da produção fotográfica, composição, construção de narrativas e os elementos básicos da linguagem visual serão estudados, praticados e articulados com os conteúdos do Currículo em Movimento.

Imagem do curso AGROECOLOGIA COMO MATRIZ FORMATIVA NA ESCOLA DO CAMPO: APROXIMAÇÕES CAMPO - CIDADE
NMEB 2º/2025

Bases e fundamentos da Educação do Campo e da Agroecologia. Dimensões da Agroecologia na Escola e no território do Distrito Federal. Troca de conhecimentos teóricos e práticos a partir experiências de transição agroecológica no contexto da escola e da comunidade. Trabalho coletivo e de auto-organização na Escola do Campo. Inventário da Realidade com foco na Agroecologia. Letramento digital no campo a partir do protagonismo de estudantes.

Imagem do curso ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
NMEB 2º/2025

Conceituação de altas habilidades/superdotação. Principais teorias e modelos explicativos. Características cognitivas, socioemocionais e acadêmicas. Identificação e instrumentos de avaliação. Estratégias educacionais e práticas pedagógicas diferenciadas. Políticas públicas e legislação. Inclusão escolar e desafios na Educação Básica. Formação docente e atuação interdisciplinar.

Imagem do curso ANIMAÇÃO DE VÍDEOS: APRENDIZAGEM E CRIATIVIDADE
NMEB 2º/2025

Conhecimentos básicos de audiovisuais. Criação de animação de vídeos - storyboards, personagens e cenários. Métodos de fotografia, filmagem e captação de imagens e sons. Ferramentas de edição de vídeos animação. Animação de artes manuais e digitais.

Imagem do curso ATUAÇÃO NA EQUIPE ESPECIALIZADA DE APOIO À APRENDIZAGEM
NMEB 2º/2025
Carga Horária: 90

ATENÇÃO!

  O percurso Atuação na Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem visa realizar a formação continuada e em serviço de  PEDAGOGAS, PSICÓLOGAS E PROFESSORAS DE ATIVIDADES, COM GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA, que tenha ou não aptidão para a Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem.

Imagem do curso AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA EM AH/SD: SABERES E PRÁTICAS EM MOVIMENTO
NMEB 2º/2025
Carga Horária: 30h

Concepções atualizadas de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). Legislações e políticas públicas pertinentes para a identificação e educação de estudantes com AH/SD. Avaliação psicológica no AEE-AH/SD: possibilidades, estratégias, instrumentos, desafios e encaminhamentos. Sistematização de saberes e construção de propostas para a atuação

Imagem do curso CANVA EDUCACIONAL - DO BÁSICO AO AVANÇADO (PRESENCIAL)
NMEB 2º/2025

O curso capacita os participantes a explorarem todo o potencial do Canva para criar materiais didáticos personalizados e visualmente atrativos. Além de aprender a utilizar as diversas ferramentas da plataforma, os participantes desenvolverão habilidades para produzir vídeos tutoriais, utilizando ferramentas gratuitas, e compartilhar suas criações com outros educadores

Imagem do curso CANVA EDUCACIONAL: DO BÁSICO AO AVANÇADO (ONLINE)
NMEB 2º/2025

O curso capacita os participantes a explorarem todo o potencial do Canva para criar materiais didáticos personalizados e visualmente atrativos. Além de aprender a utilizar as diversas ferramentas da plataforma, os participantes desenvolverão habilidades para produzir vídeos tutoriais, utilizando ferramentas gratuitas, e compartilhar suas criações com outros educadores.

Imagem do curso CAPTAÇÃO E EDIÇÃO DE IMAGENS NO CELULAR E NO PC
NMEB 2º/2025

      Esta proposta vincula-se  ao processo SEI Nº 00080-00206132/2025-11 em que, a Escola Bilíngue de Brasília  solicita uma formação no formato de oficina para "Oferecer aos professores subsídios teóricos e práticos para o uso pedagógico de recursos de captação e edição de imagem (via celular ou PC)." 

Imagem do curso CINEMA E EDUCAÇÃO: DA TEORIA À PRÁXIS
NMEB 2º/2025

O percurso Cinema e Educação: Da teoria à práxis. Aproximações sócio-históricas do cinema com a educação. A constituição do cinema como linguagem e suas implicações nos contextos de ensino da educação básica. Apreciação, análise e invenção de obras audiovisuais a partir de exercícios de captação e edição de imagens e sons.

Imagem do curso CONHECENDO A TRISSOMIA DO 21 – (Síndrome de Down)
NMEB 2º/2025

Percurso de Síndrome de Down para conhecimento sobre as principais características físicas e cognitivas da pessoa com T21 (Síndrome de Down), bem como, a preparação dos profissionais que atuam no contexto escolar para desenvolverem práticas pedagógicas que atendam a necessidade dos alunos com deficiência e estratégias de ensino e humanização para inclusão.

Imagem do curso Curso Sistema Braille Integral - Leitura e escrita
NMEB 2º/2025

Subsidiar o aprimoramento do docente para o atendimento de educando com Deficiência Visual no processo de educação inclusive e proporcionar aos docentes da Secretária de Educação do DF conhecimentos do Sistema Braille bem como a sua aplicabilidade.


Imagem do curso DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: APORTE PARA PRÁTICA PEDAGÓGICA
NMEB 2º/2025
Carga Horária: 90

Percurso de Deficiência intelectual, breve considerações históricas, conceito, graus e diagnóstico, seus impactos sobre as funções executivas superiores, neurociência e plasticidade sua contribuição para o desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual, inclusão escolar: práticas pedagógicas de escolarização.

Imagem do curso EDUCAÇÃO PRECOCE: INTERAÇÔES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA E TEA
NMEB 2º/2025

Percurso sobre Desenvolvimento infantil. Especificidades de crianças com necessidades educativas especiais. Fases do desenvolvimento cognitivo, motor, emocional, comunicacional e social na infância. Práticas pedagógicas na Educação Precoce. Estratégias inclusivas na educação infantil. Interação e brincadeira como ferramentas de aprendizagem. Avaliação e acompanhamento.

Imagem do curso FORMAÇÃO PARA PSICÓLOGOS E PROFESSORES ITINERANTES NO AEE AH/SD
NMEB 2º/2025
Carga Horária: 30

Atuação qualificada no Atendimento Educacional Especializado voltado a estudantes com Altas Habilidades/Superdotação, fortalecendo o trabalho colaborativo entre os profissionais envolvidos e promovendo práticas pedagógicas inclusivas e eficazes. Fundamentos do AEE – AH/SD. Adequações Pedagógicas e Práticas Inclusivas. Identificação, Avaliação e Organização do Atendimento Estudo dos instrumentos e estratégias para a identificação e avaliação de estudantes com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação. A Importância do AEE e os Direitos dos Estudantes com AH/SD.

Imagem do curso FUTSAL EM FOCO - ENSINO E ARBITRAGEM NO CONTEXTO DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO DO DF
NMEB 2º/2025

No curso são abordados conteúdos relacionados a modalidade esportiva coletiva futsal. História, regras e caracterização do futsal. Elementos físicos, fisiológicos, técnicos e tático da modalidade. Modelos de jogos, desempenho e princípios táticos; Modelos estruturantes de aula ou sessão de treino.

Imagem do curso HORIZONTES DIGITAIS: INOVAÇÕES PARA EDUCADORES DO FUTURO
NMEB 2º/2025
Carga Horária: 120

Horizontes Inovadores é um perCurso formativo pensado para servidores que acreditam na potência da transformação pela educação. Em um cenário digital, veloz e interconectado, o perCurso propõe uma jornada de reinvenção da prática docente, com foco na inovação pedagógica, na cultura digital e na formação crítica e criativa.
Ofertado em formato híbrido, o perCurso totaliza 120 horas, distribuídas entre encontros síncronos e presenciais, atividades online e projetos integradores. Cada cursista é convidado a assumir o papel de protagonista da inovação, mentor da cidadania digital e agente de transformação em sua comunidade escolar.

Imagem do curso II FORUM EXPERIENCIAS EXITOSAS PSE/DF
NMEB 2º/2025

Evento de compartilhamento de práticas bem-sucedidas e promoção da interação entre escolas e Unidades Básicas de Saúde

Imagem do curso Inteligência Artificial na Educação: Práticas Pedagógicas para o Século XXI
NMEB 2º/2025
Carga Horária: 60

O curso se propõe a habilitar professores para integrar serviços e aplicações de Inteligência Artificial (IA) em suas práticas pedagógicas e/ou demandas administrativas, promovendo uma abordagem inovadora e crítica.

Imagem do curso LIBRAS BÁSICO 1 - BRAZLANDIA
NMEB 2º/2025

Conhecimento básico do léxico e da gramática da Língua Brasileira de Sinais (Libras), com foco no atendimento educacional do estudante Surdo na SEEDF.

Imagem do curso LIBRAS BÁSICO 2 - BRAZLANDIA
NMEB 2º/2025
Carga Horária: 90

Conhecimento básico do léxico e da gramática da Língua Brasileira de Sinais (Libras), com foco no atendimento educacional do estudante Surdo na SEEDF.

Imagem do curso Linguagens Digitais no Ensino Mediado por Tecnologias - LDEMT
NMEB 2º/2025
Carga Horária: 120

Percurso de elaboração de material pedagógico digital. Exploração de material pedagógico digital em plataforma digital. Construção de mural digital, histórias em quadrinhos, podcast, jogos, edição de design e de vídeo. Estratégias de avaliação por meio de diferentes atividades pedagógicas.

Imagem do curso METODOLOGIAS ATIVAS E AS TECNOLOGIAS INOVADORAS
NMEB 2º/2025

Estratégias de metodologias ativas, gamificação, tecnologias inovadoras, cultura maker e fabricação digital para impressora 3D e cortadora a laser. Integrar metodologias ativas, aplicativos educacionais e tecnologias inovadoras nas práticas pedagógicas a partir de uma aprendizagem criativa. Explorar a cultura maker para promover participação ativa e competências do século XXI nos estudantes. 

Imagem do curso OFICINA - CANVA EDUCACIONAL PARA PROFESSORES
NMEB 2º/2025

Oficina prática com foco na criação de materiais pedagógicos interativos por meio do Canva Educacional, explorando recursos como convites, cartazes, apresentações, folhas de atividades, vídeos e animações. Serão utilizadas ferramentas de Inteligência Artificial nativas da própria plataforma Canva, que auxiliam no design, geração de conteúdo e edição criativa. A formação contempla momentos síncronos e atividades assíncronas, promovendo a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos no contexto educacional.