Diálogos e aprendizagens sobre leitura, avaliação e práticas pedagógicas inspiradoras; reflexões sobre a leitura como prática de sentido e de mundo; modelos e avaliação da compreensão leitora.
Oficinas
para gestores, coordenadores pedagógicos e equipe de apoio sobre o Programa de
Leitura e Escrita na Educação Infantil. Identidade da Educação Infantil.
Documentos da Educação Infantil e linha do tempo. Cultura escrita e práticas
oralidade, leitura e escrita. Imaginação
e processos criadores nas infâncias. Reflexão sobre documentos orientadores,
currículos e práticas pedagógicas.
Organização do Trabalho Pedagógico na Alfabetização. Direitos de aprendizagem. Objetivos de aprendizagem. Ensino de Língua Portuguesa. Práticas de linguagem. Alfabetização e os diversos letramentos no contexto escolar. Letramento matemático. Blocos Matemáticos. Resolução de problemas. Planejamento pedagógico. Intervenção pedagógica. Acompanhamento do processo de alfabetização. Dificuldades de aprendizagem. Alfabetização na perspectiva da inclusão.
Organização do Trabalho Pedagógico na Alfabetização. Direitos de aprendizagem. Objetivos de aprendizagem. Ensino de Língua Portuguesa. Práticas de linguagem. Alfabetização e os diversos letramentos no contexto escolar. Letramento matemático. Blocos Matemáticos. Resolução de problemas. Planejamento pedagógico. Intervenção pedagógica. Acompanhamento do processo de alfabetização. Dificuldades de aprendizagem. Alfabetização na perspectiva da inclusão.
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Organização do
Trabalho Pedagógico na Alfabetização. Direitos de aprendizagem. Objetivos de
aprendizagem. Ensino de Língua Portuguesa. Práticas de linguagem. Alfabetização
e os diversos letramentos no contexto escolar. Letramento matemático. Blocos
Matemáticos. Resolução de problemas. Planejamento pedagógico. Intervenção
pedagógica. Acompanhamento do processo de alfabetização. Dificuldades de
aprendizagem. Alfabetização na perspectiva da inclusão.
Organização do Trabalho Pedagógico na Alfabetização. Direitos de aprendizagem. Objetivos de aprendizagem. Ensino de Língua Portuguesa. Práticas de linguagem. Alfabetização e os diversos letramentos no contexto escolar. Letramento matemático. Blocos Matemáticos. Resolução de problemas. Planejamento pedagógico. Intervenção pedagógica. Acompanhamento do processo de alfabetização. Dificuldades de aprendizagem. Alfabetização na perspectiva da inclusão.
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Conceitos e orientações que permeiam o atendimento pedagógico para estudantes em
tratamento de saúde no ambiente hospitalar e/ou domiciliar. Histórico, marcos legais, conceituação e
definições acerca do AEHD. Diversos aspectos referentes à vivência de crianças e adolescentes que
enfrentam o adoecimento e a hospitalização. Perfil do professor e a organização do trabalho
pedagógico em ambiente hospitalar e domiciliar. Acesso à uma educação humanizada e
emancipatória.
Concepções teóricas e práticas acerca da avaliação. Avaliação no Brasil. Normativas. A avaliação da aprendizagem. Boas práticas para a construção de instrumentos/procedimentos avaliativos. As funções da avaliação e seus níveis. Exame e Avaliação. O conceito de Qualidade da Educação. Saeb. Pisa. SipaeDF. Práticas exitosas. A avaliação Institucional. A cultura avaliativa em prol da Qualidade da Educação.
Acervo museológico e bibliográfico dedicados à compreensão da História e Geografia de Brasília e do Distrito Federal. Reflexão coletiva sobre temáticas que são fundamentais para o exercício da prática docente. Educação patrimonial, aspectos históricos e perspectiva socioambiental. Formação crítico-cidadã dos estudantes e maior compreensão quanto ao esforço que foi necessário para tornar possível a produção do espaço onde, hoje, nós vivemos, enquanto território a ser apropriado por todos.
Panorama histórico da Avaliação Formativa. Níveis da Avaliação. Funções da Avaliação. Critérios para a elaboração de instrumentos/procedimentos de avaliação. Noções básicas sobre descritores/habilidades do Saeb. Compartilhamento.
Este curso busca refletir sobre o papel da imaginação e da criação nas infâncias como forças estruturantes do desenvolvimento humano. A brincadeira, o desenho, a música, a dança e a cultura escrita são compreendidos como linguagens expressivas que permitem à criança interpretar e transformar o mundo. O curso parte da identidade e currículo da Educação Infantil, organizado em campos de experiências, para discutir a prática pedagógica e promover a reflexão crítica dos educadores.
O curso de Português Língua de Acolhimento (PLAc) busca sensibilizar linguística e culturalmente profissionais do ensino de línguas da Rede Pública de Ensino do DF. Inclui aspectos legais, jurídicos e a importância do papel da linguagem no processo de acolhimento. Além disso, busca disponibilizar ferramentas conceituais e pedagógicas para o ensino de PLAc. Também são analisados materiais e procedimentos pedagógicos consistentes com a abordagem proposta na política pública.
Estratégias pedagógicas interdisciplinares para a recomposição das aprendizagens nos anos finais. Organização do Trabalho Pedagógico considerando as necessidades específicas locais. Implementação de intervenções didático-pedagógicas diversificadas e significativas. Fortalecimento de práticas para o fomento ao raciocínio lógico-matemático. Estratégias de estimulação da leitura, escrita e interpretação textual. Integração interdisciplinar de conteúdos curriculares.
Práticas docentes alinhadas à PNAEM (Lei Nº 14.945/2024). Construção dos Projetos de Vida, promovendo autoconhecimento, competências socioemocionais e formação integral. Coordenação pedagógica como espaço-tempo de planejamento coletivo e integrado. Planejamento estratégico, autoconhecimento, metas pessoais e coletivas. Diretrizes da PNAEM (Lei Nº 14.945/2024) e do Currículo em Movimento. Práticas avaliativas à prática pedagógica, aprimorando as aprendizagens. RIEH e metodologias ativas para promover interdisciplinaridade e protagonismo juvenil.
Trilha formativa de suporte à implantação do programa SuperAção. Compreensão, investigação da realidade e das determinações que levam ao insucesso escolar. Estratégias para ampliação de tempos, dos espaços e oportunidades para a progressão das aprendizagens. Práticas pedagógicas participativas, criativas e crítico-reflexivas. Intervenções pedagógicas integradas, contextualizadas e interdisciplinares;