Imagem do curso DIÁLOGOS E APRENDIZAGENS SOBRE LEITURA , AVALIAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INSPIRADORAS
NEEB 2º/2025
Carga Horária: 3

Diálogos e aprendizagens sobre leitura, avaliação e práticas pedagógicas inspiradoras; reflexões sobre a leitura como prática de sentido e de mundo; modelos e avaliação da compreensão leitora.

Imagem do curso EVAE - OFICINA - LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
NEEB 2º/2025

Oficinas para gestores, coordenadores pedagógicos e equipe de apoio sobre o Programa de Leitura e Escrita na Educação Infantil. Identidade da Educação Infantil. Documentos da Educação Infantil e linha do tempo. Cultura escrita e práticas oralidade,  leitura e escrita. Imaginação e processos criadores nas infâncias. Reflexão sobre documentos orientadores, currículos e práticas pedagógicas.

Imagem do curso ALFALETRANDO: CAMINHOS FORMATIVOS NA ALFABETIZAÇÃO (PERCURSO II – CRE BRAZLÂNDIA )
NEEB 2º/2025

Organização do Trabalho Pedagógico na Alfabetização. Direitos de aprendizagem. Objetivos de aprendizagem. Ensino de Língua Portuguesa. Práticas de linguagem. Alfabetização e os diversos letramentos no contexto escolar. Letramento matemático. Blocos Matemáticos. Resolução de problemas. Planejamento pedagógico. Intervenção pedagógica. Acompanhamento do processo de alfabetização. Dificuldades de aprendizagem. Alfabetização na perspectiva da inclusão.


Imagem do curso ALFALETRANDO: CAMINHOS FORMATIVOS NA ALFABETIZAÇÃO (PERCURSO II – CRE CEILÂNDIA)
NEEB 2º/2025

Organização do Trabalho Pedagógico na Alfabetização. Direitos de aprendizagem. Objetivos de aprendizagem. Ensino de Língua Portuguesa. Práticas de linguagem. Alfabetização e os diversos letramentos no contexto escolar. Letramento matemático. Blocos Matemáticos. Resolução de problemas. Planejamento pedagógico. Intervenção pedagógica. Acompanhamento do processo de alfabetização. Dificuldades de aprendizagem. Alfabetização na perspectiva da inclusão.


Imagem do curso ALFALETRANDO: CAMINHOS FORMATIVOS NA ALFABETIZAÇÃO (PERCURSO II – CRE GAMA)
NEEB 2º/2025

Organização do Trabalho Pedagógico na Alfabetização. Direitos de aprendizagem. Objetivos de aprendizagem. Ensino de Língua Portuguesa. Práticas de linguagem. Alfabetização e os diversos letramentos no contexto escolar. Letramento matemático. Blocos Matemáticos. Resolução de problemas. Planejamento pedagógico. Intervenção pedagógica. Acompanhamento do processo de alfabetização. Dificuldades de aprendizagem. Alfabetização na perspectiva da inclusão.


Imagem do curso ALFALETRANDO: CAMINHOS FORMATIVOS NA ALFABETIZAÇÃO (PERCURSO II – CRE GUARÁ)
NEEB 2º/2025

Organização do Trabalho Pedagógico na Alfabetização. Direitos de aprendizagem. Objetivos de aprendizagem. Ensino de Língua Portuguesa. Práticas de linguagem. Alfabetização e os diversos letramentos no contexto escolar. Letramento matemático. Blocos Matemáticos. Resolução de problemas. Planejamento pedagógico. Intervenção pedagógica. Acompanhamento do processo de alfabetização. Dificuldades de aprendizagem. Alfabetização na perspectiva da inclusão.


Imagem do curso ALFALETRANDO: CAMINHOS FORMATIVOS NA ALFABETIZAÇÃO (PERCURSO II – CRE NÚCLEO BANDEIRANTE)
NEEB 2º/2025

Organização do Trabalho Pedagógico na Alfabetização. Direitos de aprendizagem. Objetivos de aprendizagem. Ensino de Língua Portuguesa. Práticas de linguagem. Alfabetização e os diversos letramentos no contexto escolar. Letramento matemático. Blocos Matemáticos. Resolução de problemas. Planejamento pedagógico. Intervenção pedagógica. Acompanhamento do processo de alfabetização. Dificuldades de aprendizagem. Alfabetização na perspectiva da inclusão.


Imagem do curso ALFALETRANDO: CAMINHOS FORMATIVOS NA ALFABETIZAÇÃO (PERCURSO II – CRE PARANOÁ)
NEEB 2º/2025

Organização do Trabalho Pedagógico na Alfabetização. Direitos de aprendizagem. Objetivos de aprendizagem. Ensino de Língua Portuguesa. Práticas de linguagem. Alfabetização e os diversos letramentos no contexto escolar. Letramento matemático. Blocos Matemáticos. Resolução de problemas. Planejamento pedagógico. Intervenção pedagógica. Acompanhamento do processo de alfabetização. Dificuldades de aprendizagem. Alfabetização na perspectiva da inclusão.


Imagem do curso ALFALETRANDO: CAMINHOS FORMATIVOS NA ALFABETIZAÇÃO (PERCURSO II – CRE PLANALTINA)
NEEB 2º/2025

Organização do Trabalho Pedagógico na Alfabetização. Direitos de aprendizagem. Objetivos de aprendizagem. Ensino de Língua Portuguesa. Práticas de linguagem. Alfabetização e os diversos letramentos no contexto escolar. Letramento matemático. Blocos Matemáticos. Resolução de problemas. Planejamento pedagógico. Intervenção pedagógica. Acompanhamento do processo de alfabetização. Dificuldades de aprendizagem. Alfabetização na perspectiva da inclusão.

Imagem do curso ALFALETRANDO: CAMINHOS FORMATIVOS NA ALFABETIZAÇÃO (PERCURSO II – CRE PLANO PILOTO)
NEEB 2º/2025

Organização do Trabalho Pedagógico na Alfabetização. Direitos de aprendizagem. Objetivos de aprendizagem. Ensino de Língua Portuguesa. Práticas de linguagem. Alfabetização e os diversos letramentos no contexto escolar. Letramento matemático. Blocos Matemáticos. Resolução de problemas. Planejamento pedagógico. Intervenção pedagógica. Acompanhamento do processo de alfabetização. Dificuldades de aprendizagem. Alfabetização na perspectiva da inclusão.


Imagem do curso ALFALETRANDO: CAMINHOS FORMATIVOS NA ALFABETIZAÇÃO (PERCURSO II – CRE RECANTO DAS EMAS)
NEEB 2º/2025

Organização do Trabalho Pedagógico na Alfabetização. Direitos de aprendizagem. Objetivos de aprendizagem. Ensino de Língua Portuguesa. Práticas de linguagem. Alfabetização e os diversos letramentos no contexto escolar. Letramento matemático. Blocos Matemáticos. Resolução de problemas. Planejamento pedagógico. Intervenção pedagógica. Acompanhamento do processo de alfabetização. Dificuldades de aprendizagem. Alfabetização na perspectiva da inclusão.


Imagem do curso ALFALETRANDO: CAMINHOS FORMATIVOS NA ALFABETIZAÇÃO (PERCURSO II – CRE SAMAMBAIA)
NEEB 2º/2025

Organização do Trabalho Pedagógico na Alfabetização. Direitos de aprendizagem. Objetivos de aprendizagem. Ensino de Língua Portuguesa. Práticas de linguagem. Alfabetização e os diversos letramentos no contexto escolar. Letramento matemático. Blocos Matemáticos. Resolução de problemas. Planejamento pedagógico. Intervenção pedagógica. Acompanhamento do processo de alfabetização. Dificuldades de aprendizagem. Alfabetização na perspectiva da inclusão.


Imagem do curso ALFALETRANDO: CAMINHOS FORMATIVOS NA ALFABETIZAÇÃO (PERCURSO II – CRE SANTA MARIA)
NEEB 2º/2025

Organização do Trabalho Pedagógico na Alfabetização. Direitos de aprendizagem. Objetivos de aprendizagem. Ensino de Língua Portuguesa. Práticas de linguagem. Alfabetização e os diversos letramentos no contexto escolar. Letramento matemático. Blocos Matemáticos. Resolução de problemas. Planejamento pedagógico. Intervenção pedagógica. Acompanhamento do processo de alfabetização. Dificuldades de aprendizagem. Alfabetização na perspectiva da inclusão.


Imagem do curso ALFALETRANDO: CAMINHOS FORMATIVOS NA ALFABETIZAÇÃO (PERCURSO II – CRE SÃO SEBASTIÃO)
NEEB 2º/2025

Organização do Trabalho Pedagógico na Alfabetização. Direitos de aprendizagem. Objetivos de aprendizagem. Ensino de Língua Portuguesa. Práticas de linguagem. Alfabetização e os diversos letramentos no contexto escolar. Letramento matemático. Blocos Matemáticos. Resolução de problemas. Planejamento pedagógico. Intervenção pedagógica. Acompanhamento do processo de alfabetização. Dificuldades de aprendizagem. Alfabetização na perspectiva da inclusão.


Imagem do curso ALFALETRANDO: CAMINHOS FORMATIVOS NA ALFABETIZAÇÃO (PERCURSO II – CRE SOBRADINHO)
NEEB 2º/2025

Organização do Trabalho Pedagógico na Alfabetização. Direitos de aprendizagem. Objetivos de aprendizagem. Ensino de Língua Portuguesa. Práticas de linguagem. Alfabetização e os diversos letramentos no contexto escolar. Letramento matemático. Blocos Matemáticos. Resolução de problemas. Planejamento pedagógico. Intervenção pedagógica. Acompanhamento do processo de alfabetização. Dificuldades de aprendizagem. Alfabetização na perspectiva da inclusão.


Imagem do curso ALFALETRANDO: CAMINHOS FORMATIVOS NA ALFABETIZAÇÃO (PERCURSO II – CRE TAGUATINGA)
NEEB 2º/2025

Organização do Trabalho Pedagógico na Alfabetização. Direitos de aprendizagem. Objetivos de aprendizagem. Ensino de Língua Portuguesa. Práticas de linguagem. Alfabetização e os diversos letramentos no contexto escolar. Letramento matemático. Blocos Matemáticos. Resolução de problemas. Planejamento pedagógico. Intervenção pedagógica. Acompanhamento do processo de alfabetização. Dificuldades de aprendizagem. Alfabetização na perspectiva da inclusão.


Imagem do curso ATENDIMENTO EDUCACIONAL HOSPITALAR E DOMICILIAR - EAD
NEEB 2º/2025
Carga Horária: 120

Conceitos e orientações que permeiam o atendimento pedagógico para estudantes em tratamento de saúde no ambiente hospitalar e/ou domiciliar. Histórico, marcos legais, conceituação e definições acerca do AEHD. Diversos aspectos referentes à vivência de crianças e adolescentes que enfrentam o adoecimento e a hospitalização. Perfil do professor e a organização do trabalho pedagógico em ambiente hospitalar e domiciliar. Acesso à uma educação humanizada e emancipatória.

Imagem do curso AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: APRENDIZAGEM, INSTITUCIONAL E EM LARGA ESCALA
NEEB 2º/2025

Concepções teóricas e práticas acerca da avaliação. Avaliação no Brasil. Normativas. A avaliação da aprendizagem. Boas práticas para a construção de instrumentos/procedimentos avaliativos. As funções da avaliação e seus níveis. Exame e Avaliação.  O conceito de Qualidade da Educação. Saeb. Pisa. SipaeDF. Práticas exitosas. A avaliação Institucional. A cultura avaliativa em prol da Qualidade da Educação. 



Imagem do curso DISTRITO FEDERAL:SEU POVO, SUA HISTÓRIA
NEEB 2º/2025

Acervo museológico e bibliográfico dedicados à compreensão da História e Geografia de Brasília e do Distrito Federal. Reflexão coletiva sobre temáticas que são fundamentais para o exercício da prática docente. Educação patrimonial, aspectos históricos e perspectiva socioambiental. Formação crítico-cidadã dos estudantes e maior compreensão quanto ao esforço que foi necessário para tornar possível a produção do espaço onde, hoje, nós vivemos, enquanto território a ser apropriado por todos.


Imagem do curso EVAE - OFICINA - AVALIAÇÃO FORMATIVA: PRINCÍPIOS E PRÁTICAS - CEF 03 DE BRASÍLIA
NEEB 2º/2025

Panorama histórico da Avaliação Formativa. Níveis da Avaliação. Funções da Avaliação. Critérios para a elaboração de instrumentos/procedimentos de avaliação. Noções básicas sobre descritores/habilidades do Saeb. Compartilhamento.

Imagem do curso EVAE - OFICINA - INFÂNCIAS CRIADORAS: ARTE, LINGUAGEM E IMAGINAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL-CEI 01 DE BRAZLÂNDIA
NEEB 2º/2025

Este curso busca refletir sobre o papel da imaginação e da criação nas infâncias como forças estruturantes do desenvolvimento humano. A brincadeira, o desenho, a música, a dança e a cultura escrita são compreendidos como linguagens expressivas que permitem à criança interpretar e transformar o mundo. O curso parte da identidade e currículo da Educação Infantil, organizado em campos de experiências, para discutir a prática pedagógica e promover a reflexão crítica dos educadores.

Imagem do curso LÍNGUA DE ACOLHIMENTO (PLAc): O ENSINO DE PORTUGUÊS PARA FALANTES DE OUTRAS LÍNGUAS NO CONTEXTO ESCOLAR DO DF
NEEB 2º/2025
Carga Horária: 60h

O curso de Português Língua de Acolhimento (PLAc) busca sensibilizar linguística e culturalmente profissionais do ensino de línguas da Rede Pública de Ensino do DF. Inclui aspectos legais, jurídicos e a importância do papel da linguagem no processo de acolhimento. Além disso, busca disponibilizar ferramentas conceituais e pedagógicas para o ensino de PLAc. Também são analisados materiais e procedimentos pedagógicos consistentes com a abordagem proposta na política pública.

Imagem do curso METODOLOGIAS E ESTRATÉGICAS PARA A RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS NOS ANOS FINAIS - EAD
NEEB 2º/2025
Carga Horária: 120

Estratégias pedagógicas interdisciplinares para a recomposição das aprendizagens nos anos finais. Organização do Trabalho Pedagógico considerando as necessidades específicas locais. Implementação de intervenções didático-pedagógicas diversificadas e significativas. Fortalecimento de práticas para o fomento ao raciocínio lógico-matemático. Estratégias de estimulação da leitura, escrita e interpretação textual. Integração interdisciplinar de conteúdos curriculares.


Imagem do curso PNAEM: ENSINO MÉDIO E A IMPORTÂNCIA DO PROJETO DE VIDA NA FORMAÇÃO DAS JUVENTUDES
NEEB 2º/2025
Carga Horária: 120

Práticas docentes alinhadas à PNAEM (Lei Nº 14.945/2024). Construção dos Projetos de Vida, promovendo autoconhecimento, competências socioemocionais e formação integral. Coordenação pedagógica como espaço-tempo de planejamento coletivo e integrado. Planejamento estratégico, autoconhecimento, metas pessoais e coletivas. Diretrizes da PNAEM (Lei Nº 14.945/2024) e do Currículo em Movimento. Práticas avaliativas à prática pedagógica, aprimorando as aprendizagens. RIEH e metodologias ativas para promover interdisciplinaridade e protagonismo juvenil.

Imagem do curso TRILHA FORMATIVA DO PROGRAMA SUPERAÇÃO (ANOS FINAIS)
NEEB 2º/2025
Carga Horária: 120

Trilha formativa de suporte à implantação do programa SuperAção. Compreensão, investigação da realidade e das determinações que levam ao insucesso escolar. Estratégias para ampliação de tempos, dos espaços e oportunidades para a progressão das aprendizagens. Práticas pedagógicas participativas, criativas e crítico-reflexivas. Intervenções pedagógicas integradas, contextualizadas e interdisciplinares;